ABQ - Academia Brasileira da Qualidade

A Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, tendo como membros participantes pessoas experientes e de reconhecida competência profissional adquirida ao longo dos anos – nas universidades, nas empresas e em outras organizações privadas ou públicas – em atividades relacionadas à engenharia da qualidade, à gestão da qualidade e à excelência na gestão. A administração da ABQ é realizada por um colegiado eleito entre os membros, de acordo com seu Estatuto.

 

Banner Eventos

 

ABQ - Academia Brasileira da Qualidade

Publicado em: 20/06/2017
Acadêmico Ozires Silva recebe mais uma merecida homenagem
ABQ – Academia Brasileira da Qualidade
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O Membro da ABQ Ozires Silva será homenageado com sua foto na cauda do protótipo Bandeirante PP-ZDF, que será exposto na Praça Santos-Dumont em São José dos Campos
   
Publicado em: 20/02/2017
Entrevista: Ozires Silva
Hayrton Rodrigues do Prado Filho
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Nos debates sobre a sociedade mundial abundam textos enfatizando ações, apelos e preocupações quanto à importância da educação. A questão de produzir concidadãos bem formados, graduados em disciplinas variadas, é sempre colocada no foco da qualidade da vida das populações e na capacidade de construir o que aspiram.
   
Publicado em: 05/02/2017
O “desapego” surge como novo modelo de negócios
Jairo Martins
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Custou algumas décadas para a sociedade moderna reavaliar o sentido da palavra posse. E só assim foram abertas as portas não apenas para uma modelo de vida colaborativo e com custos mais baixos, mas também para um novo segmento que gira em torno do compartilhamento de ativos de baixa utilização.
   
Publicado em: 05/02/2017
Como tirar a estratégia do papel
Vicente Falconi
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade As atividades de melhoria são de longo prazo e anuais e integram o sistema de gestão estratégica que tem como objetivo traçar os rumos futuros da empresa. É sobre essa base que a organização poderá criar novas políticas, novos projetos e metas anuais.
   
Publicado em: 05/02/2017
A Tecnologia muda o mundo
Ozires Silva
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Precisamos mudar nossos processos gerenciais do país, com ênfase no sistema educacional, para que no futuro possamos entrar vigorosamente nesse festival de realizações que empolga o mundo competitivo, competente e global da atualidade.
   
Publicado em: 17/01/2017
A boa empresa para se trabalhar
Vicente Falconi
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A vida não espera por ninguém. No mundo de hoje o diploma não mais garante uma boa vida. As mudanças são muito rápidas e o aprendizado deve ser contínuo. Cada dia perdido é irrecuperável. Cada um de nós deve se atualizar diariamente e procurar se manter em forma para o mercado como se fosse “perder o emprego” no dia seguinte.
   
Publicado em: 17/01/2017
Desafios gerenciais
Ozires Silva
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A sociedade moderna não pode ser descrita somente com os objetivos importantes da tecnologia ou da produtividade. Está mais do que claro que esses dois atributos estão na ponta de lança para o sucesso das empresas produtoras de valor, mas há o que se dizer sobre a necessidade de que sejam apoiados por organizações eficientes.
   
Publicado em: 17/01/2017
Produtos eletroeletrônicos ambientalmente conscientes
Hayrton Rodrigues do Prado Filho
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Quando descartados de maneira incorreta, os produtos eletroeletrônicos podem causar grave contaminação ao meio ambiente devido à presença de elementos perigosos como chumbo, mercúrio, cádmio e arsênio. Além destes elementos, existem diversas outras substâncias presentes nos equipamentos eletrônicos que, caso entrem em contato com o meio ambiente, podem contaminá-lo, gerando por consequência sérios danos à saúde humana.
   
Publicado em: 06/12/2016
Código de Ética para gestores de serviços de saúde
Mara Márcia Machado
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade As organizações de saúde vêm se conscientizando de que suas atividades sofrem e geram impactos variados, sendo necessário, portanto, rever relações com os diversos atores sociais. É necessário avaliar as atividades ligadas à responsabilidade social das organizações em termos éticos.
   
Publicado em: 06/12/2016
Gestão da Complexidade
Marcus Vinicius Cotrim Árabe
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O mundo real, há tempos, insiste em situações irregulares ou turbulentas - por exemplo, a evolução da vida, as catástrofes naturais ou a globalização tecnológica - inexplicáveis pelo determinismo e reducionismo típicos de inegáveis avanços da ciência clássica - por exemplo, as órbitas celestiais, as reações atômicas ou o código genético.
   
Publicado em: 06/12/2016
Os resultados da II Pesquisa ABQ/Target
Resultados preocupantes.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A competitividade brasileira não está nada bem, a péssima prestação de serviço público e a baixa participação da sociedade no consenso na normalização nacional. O perfil dos respondentes correspondeu a 66% de pessoas de empresas industriais, o que corresponde a considerável fatia do PIB.
   
Publicado em: 17/11/2016
A tecnologia mudou o mundo
Ozires Silva
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A partir da segunda metade do século XIX, assistimos a Segunda Revolução Industrial, que produziu uma série de progressos, dentro da indústria química, elétrica, do petróleo e do aço.
   
Publicado em: 17/11/2016
Embraer: uma história de sucesso
Na gestão do conhecimento.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Executivos falam sobre práticas desenvolvidas para a valorização das pessoas e das informações. A propriedade intelectual e a gestão de pessoas são assuntos recorrentes para aqueles que prezam pela excelência para obtenção de resultados de uma organização.
   
Publicado em: 17/11/2016
A logística reversa de medicamentos
Hayrton Rodrigues do Prado Filho
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Estima-se que no Brasil o volume de resíduos domiciliares de medicamentos seja algo entre 4,1 mil e 13,8 mil toneladas por ano. Restos de medicações sem o destino correto podem ocasionar, por exemplo, o uso inadvertido por outras pessoas resultando em reações adversas graves e intoxicações.
   
Publicado em: 25/10/2016
Publicada a ISO 37001
Hayrton Rodrigues do Prado Filho
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Segundo a norma, o suborno é um fenômeno generalizado. Ele levanta sérias preocupações sociais, morais, econômicas e políticas, abala a boa governança, impede o desenvolvimento e distorce a concorrência. Corrói a justiça, mina os direitos humanos e é um obstáculo para o alívio da pobreza.
   
Publicado em: 25/10/2016
Gestão pública também é o compromisso do cidadão
Jairo Martins
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Todos sabemos que a gestão pública tem vários entraves, mas cabe à liderança política escutar a sociedade e seus questionamentos. Da mesma forma, o cidadão deve participar da vida pública da cidade e mesmo que o seu candidato de preferência não seja eleito (ou tenha sido eleito), é preciso estar informado sobre planos de governo para cobrar reformas.
   
Publicado em: 25/10/2016
Aprendizado e competitividade
Vicente Falconi
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Na visão moderna do gerenciamento, todos na empresa, sem exceção, devem gerenciar. Cada pessoa na empresa deve ter, constantemente, metas a serem atingidas. Isto não só é a força motriz do aprendizado, mas é, também, a fonte de um ambiente saudável e humano dentro da organização.
   
Publicado em: 09/28/16
Manter a equipe feliz ajuda a cortar custos
Vicente Falconi
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Pessoal satisfeito e bem treinado é o que traz uma boa produtividade. Por sua vez, a boa produtividade permite ganhos no quesito custos. Se a rotatividade de pessoal é alta, comece por resolver esse problema.
   
Publicado em: 09/28/16
Os empreendedores e o sucesso do país
Ozires Silva
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Devemos honrar os esforços das pessoas que, nessas operações, procuram manter sua seriedade e com prudência buscam a verdade, quase sempre escondida sob toneladas de informações e papéis de todas as origens.
   
Publicado em: 09/28/16
A produtividade brasileira cada vez pior
Hayrton Rodrigues do Prado Filho
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Basicamente, países com a mesma quantidade de fatores de produção por trabalhador poderão ter padrões de vida diferentes se diferirem na eficiência com que combinam esses fatores. A propósito, essa eficiência depende de diversos aspectos da economia: instituições, disponibilidade e qualidade da infraestrutura, ambiente macroeconômico e de negócios, etc,
   
Publicado em: 09/08/16
O futuro e os talentos maduros
Jairo Martins
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Acredita-se que, com o avanço da tecnologia e a adoção de estilos de vida mais saudáveis, as pessoas mais velhas, para solucionar o problema previdenciário, terão que estender sua carreira profissional por mais tempo. Contudo, uma pesquisa realizada pela PwC em 2015 com executivos aponta que “os profissionais maduros ainda não são vistos como uma alternativa para lidar com a escassez de talentos qualificados”.
   
Publicado em: 09/08/16
Construindo a qualidade do futuro
João Alexandre Gomes Jr.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Com a internet cada vez mais ao alcance de todos, se torna difícil não pensar que o futuro da qualidade está totalmente vinculado à conectividade. Utilizamos no nosso cotidiano aplicativos de celular que possibilitam conexões em tempo real, transformando cada aparelho em um sensor móvel que retroalimenta um sistema analítico e se ajusta automaticamente, tendo como exemplo os aplicativos de navegação.
   
Publicado em: 09/08/16
Gerenciando corretamente os portfólios de projetos
Hayrton Rodrigues do Prado Filho
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Os objetivos estratégicos de uma organização, bem como outras considerações organizacionais, como, por exemplo, de mercado ou financeiros, orientam a decisão de implementação do gerenciamento de portfólios. Ao se decidir adotar o gerenciamento de portfólios, o contexto de cada organização dependerá de considerações, como uma avaliação do impacto da introdução do gerenciamento de portfólios na organização.
   
Publicado em: 08/26/16
Crise e oportunidades
Maurício Roscoe
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O grande desafio é buscar soluções para que haja maior eficácia econômica e mais produtividade global e sistêmica (inclusive dos órgãos governamentais e da legislação). O caminho para o desenvolvimento sustentável é a união de esforços para a criação de uma sociedade mais orgânica, sinérgica e colaborativa.
   
Publicado em: 08/26/16
A riqueza das nações
Ozires Silva
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A principal vantagem do capitalismo é o estímulo à produtividade da economia. Aqueles que fazem mais, com menores custos, ganham benefícios econômicos e possibilidades de reinvestir, gerar riquezas e prosperar. Com os resultados obtidos, encontram nichos de mercado, novas formas de comércio, inovam e correm os riscos, sempre com a possibilidade de perder.
   
Publicado em: 08/26/16
A atitude da excelência
Vicente Falconi
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade “Ou expulsamos de nós a Alma da Derrota ou nem vale a pena competir.” (Nelson Rodrigues)
   
Publicado em: 08/11/16
A inovação contínua
Vicente Falconi
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Nossas instituições estabelecidas no passado estarão preparadas para enfrentar uma sociedade com costumes, recursos tecnológicos, disponibilidade de armamentos e exposição internacional muito diferentes daqueles que originalmente as instituíram?
   
Publicado em: 08/11/16
Os empreendedores e o sucesso do país
Ozires Silva
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Nestes momentos de divergências, são comuns as acusações de todos os lados e atingindo a todos, como se estivéssemos num país de facínoras ou de infratores da lei. O elenco de ilações, diretas ou indiretas, são tantas que parecem ao cidadão comum que somos todos desonestos e que isso, generalizando, incrimina liminarmente cada um, cada pai de família, cada dono de padaria, cada humilde agricultor, ou dono de uma grande empresa nacional ou estrangeira.
   
Publicado em: 07/30/16
Liderança estratégica
No contexto da gestão organizacional.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Os requisitos de um líder não se atrelam impreterivelmente à sua formação acadêmica ou mesmo à experiência comprovada de suas habilidades e conhecimentos técnicos. Outros requisitos mais complexos são exigíveis no currículo de um líder. Colocam-se à parte requisitos (valores) hors concours denominados universais como: ética, caráter, honestidade e integridade. Estes são, evidentemente, obrigatórios e não negociáveis.
   
Publicado em: 06/28/16
Uma biografia emocionante
Um profissional íntegro.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O texto é recheado de histórias vivenciadas, casos de êxitos e fracassos em programas da qualidade e saborosos causos ocorridos durante a realização de projetos e viagens do D’Artagnan pelo Brasil e no exterior. Trata-se de um livro destinado a públicos ecléticos.
   
Publicado em: 06/22/16
Carta aberta aos responsáveis pelo destino do Brasil
As mudanças que a sociedade precisa.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Definição de metas claras, prioridades, foco, sua comunicação à sociedade e uma boa gestão são fundamentais ao restabelecimento da confiança e credibilidade necessárias ao êxito das mudanças agora impostas.
   
Publicado em: 06/17/16
A segurança dos artigos escolares
Hayrton Rodrigues do Prado Filho
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O selo do Inmetro indica que os produtos foram aprovados nos testes e não oferecem riscos à segurança das crianças se utilizados de acordo com as recomendações da faixa etária e de instruções de uso. Por este motivo, no momento da compra é essencial que os responsáveis confiram a presença do selo no produto ou em sua embalagem.
   
Publicado em: 06/05/16
EUA perdem o status de economia mais competitiva do mundo
Hayrton Rodrigues do Prado Filho
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A edição de 2016 classifica a China Hong Kong em primeiro lugar, a Suíça em segundo e em terceiro os EUA, com Singapura, Suécia, Dinamarca, Irlanda, Países Baixos, Noruega e Canadá completando o top 10.
   
Publicado em: 05/13/16
O Feng Shui no ambiente corporativo
Melhor qualidade de vida corporativa
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A técnica de origem chinesa inspirou os profissionais na escolha das texturas, cores e materiais utilizados no projeto de 65 metros quadrados. Ao todo são sete espaços: uma copa, dois banheiros, uma sala de recepção e trabalho de funcionários, sala de diretoria, de reuniões e sala da proprietária.
   
Publicado em: 03/13/16
Prepare-se para ser um gestor já na universidade
Jairo Martins
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Com gestão autônoma em relação à direção da faculdade, ao centro acadêmico ou a qualquer outra entidade, permite aos universitários o aprendizado em gestão ao vivo, a especialização em sua área de atuação, além do contato direto com o mercado. Esse ambiente promove o desenvolvimento de competências fundamentais aos profissionais.
   
Publicado em: 03/13/16
Internet pode potencializar as oportunidades de negócios
Uma forma eficaz de desempenho.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Cada vez mais presentes na vida corporativa, as atividades na internet e as tecnologias revolucionam a gestão das organizações, mas ainda exigem cuidados no dia a dia. Quem fala sobre o assunto, é o coordenador de tecnologia da informação e da comunicação da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Mauro Amaro.
   
Publicado em: 03/13/16
GESPÚBLICA: novo ano, nova marca
Joelson Vellozo Jr.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade 11 anos – e muitos desafios -- depois, o GESPÚBLICA passou por mudanças e também por consolidações. Neste último caso, impossível não citar a consolidação da cultura da excelência em diversas organizações e de um imenso senso de comunidade com que o Programa historicamente se associou.
   
Publicado em: 02/08/16
Como calcular o tamanho das equipes
Vicente Falconi
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Deve-se ter a consciência de que, quando uma empresa cresce, se torna primordial formalizar controles e estabelecer funções mais claras para todos os profissionais. A maneira de fazer isso é distribuir poder e formalizar responsabilidades. Isso exige confiança nos executivos e percepção de que eles terão de ser os verdadeiros empreendedores dali em diante.
   
Publicado em: 01/31/16
Esteja preparado: mesmo na crise, há demanda
Jairo Martins
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade As empresas precisam assegurar a existência de ações, se ainda não o fazem, que visem a uma maior eficiência operacional, à produtividade e à percepção de valor para seus clientes.
   
Publicado em: 01/31/16
Educação e desenvolvimento
Ozires Silva
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O que move os homens, mulheres, que estimulados pela busca do desconhecido, tornaram-se capazes de criar, produzir novos conhecimentos e chegar a descobertas que mudam nossas vidas?
   
Publicado em: 01/31/16
A qualidade das suas senhas conforme a norma técnica
Hayrton R. do Prado
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Os problemas de segurança relacionados às senhas (ou à falta delas) são incontáveis e, certamente, não se resolverão da noite para o dia. São o reflexo de uma sociedade alienada vítima de um governo que, ao invés de investir na melhoria da qualidade da educação, prefere abrir cotas para os menos possibilitados de entrar no ensino superior.
   
Publicado em: 01/19/16
A cultura da mudança
Vicente Falconi
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade As empresas são organizações humanas como as famílias. Todo dia acontecem fatos novos, não só dentro das empresas como fora delas, que mudam as suas realidades e criam novos cenários, alterando as suas condições de equilíbrio dinâmico. Uma empresa pode estar (momentaneamente) bem, mas nunca se pode dizer que uma empresa é boa por suas vendas, por seu balanço ou por uma situação episódica qualquer.
   
Publicado em: 01/19/16
Método PDCA: uma organização de aprendizado
Consistência para melhorar.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O primeiro passo em qualquer empresa é garantir disciplina operacional ou boa execução do trabalho padronizado. Esta garantia somente é conseguida pela boa padronização de processos e tarefas, além de um treinamento exaustivo e uma participação voluntária e alegre do operador. Ele tem que fazer parte da festa.
   
Publicado em: 01/19/16
Capacetes para ciclistas
Testes revelam não conformidades
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Diante dos resultados, o Inmetro realizará uma avaliação do impacto regulatório do produto, de forma a avaliar a viabilidade de desenvolver um regulamento de segurança dos capacetes para condutores de bicicleta e usuários de patins, skates e semelhantes, em conformidade com a norma técnica brasileira, ou até um Programa de Certificação.
   
Publicado em: 01/06/16
Excelência na Gestão da Saúde para a eficiência
Valor gerado com um mínimo de recursos.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Engana-se quem pensa que o descontentamento se concentra apenas no atendimento público. A saúde suplementar, que está nas mãos de planos privados, é campeã em reclamações judiciais devido à falta de cobertura de tratamentos, pagamentos de medicamentos e reparação de erros médicos. Sempre quando se fala em problemas do Sistema Nacional da Saúde, há uma quase unanimidade de que os recursos financeiros, que no orçamento de 2014 chegaram a R$ 106 bilhões, foram insuficientes.
   
Publicado em: 01/06/16
Pessoas com deficiência
Nova legislação para a acessibilidade.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Cerca de 46 milhões de brasileiros serão beneficiados nas mais diversas áreas: saúde, educação, trabalho, habilitação e reabilita- ção, transporte, turismo, lazer, acessibilidade em sua mais ampla especificidade. Nos seus 127 artigos, há os que penalizam quem o descumprir, imprimindo maior coerção à legislação.
   
Publicado em: 01/06/16
O verão e as descargas atmosféricas
Uma norma para entender os raios.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A ação de um raio, dependendo de sua intensidade e da configuração da rede elétrica de uma cidade, pode causar danos a instalações até 3 km do local de sua incidência. Os Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), comumente chamados de para-raios, visam a proteção das edificações diretamente atingidas por um raio, e de pessoas no seu interior; nada garantem quanto à proteção das instalações internas, principalmente dos equipamentos mais sensíveis.
   
Publicado em: 12/28/15
Corrupção, mal endêmico mundial
O ranking mundial da corrupção.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A corrupção é um mal endêmico mundial, conforme comprovam os muitos documentos editados por organizações internacionais. A ONU publicou a Convenção contra a Corrupção e a Organização Internacional para a Normalização está trabalhando intensamente na norma técnica ISO 37001 sobre sistemas de gestão antipropina.
   
Publicado em: 12/28/15
O planejamento como ferramenta para o seu negócio
Os caminhos para as empresas.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A falta de planos, estratégicos e operacionais, é um dos principais motivos das empresas fecharem as suas portas antes de completar um ano de atividade, ou seja, pode-se dizer que é uma questão de sobrevivência. Mas se engana quem acredita que um bom planejamento é feito apenas para definir objetivos e metas iniciais do negócio: ele auxilia no estabelecimento de uma visão futura, garantindo a perenidade da empresa ao longo dos anos.
   
Publicado em: 12/28/15
Os riscos dos resíduos eletroeletrônicos
Manufatura reversa de resíduos.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Os equipamentos eletroeletrônicos contêm substâncias perigosas e o não aproveitamento de seus resíduos representa também um desperdício de recursos naturais não renováveis. Sua disposição no solo em aterros ou lixões, assim como os pneumáticos, as pilhas e baterias e as lâmpadas fluorescentes, são igualmente prejudiciais à segurança e saúde do meio ambiente.
   
Publicado em: 12/17/15
Pinhais continua na busca da melhoria da gestão municipal
Resultados promissores.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A NBR ISO 18091 está sendo usada para melhoria da gestão municipal, envolveu a cúpula e um grupo de servidores da Prefeitura de Pinhais (PR). Como resultado de oficina de trabalho de auto-avaliação quanto ao estágio em que se encontrava a Prefeitura nos 39 indicadores qualitativos propostos pela norma, um plano de ação foi elaborado.
   
Publicado em: 12/17/15
Por um 2016 com mais produtividade...
Os desafios do próximo ano,
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O próximo ano será um ano de limites. O maior desafio das empresas nesse aspecto será ter coragem para enfrentar os acertos e erros que as mudanças trarão, para aumentar a produtividade. O empecilho é fazer com que as pessoas saiam da zona de conforto e tentem mudar seus processos, otimizando-os.
   
Publicado em: 12/17/15
Descumprir as normas é desrespeitar os consumidores
Uma obrigação legal.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade As normas técnicas da ABNT constituem-se referência e exigência em algumas normas jurídicas, tais como a Lei n° 8.078, de Proteção e Defesa do Consumidor, e a Lei n° 4.150, que regulamenta as obras públicas. Assim, as normas da ABNT, apesar de técnicas, possuem em juízo, força de lei jurídica, devendo sua observância constituir-se não apenas um dever ético-profissional, mas também uma obrigação legal.
   
Publicado em: 12/07/15
O predomínio dos declarativos
Nos conhecimentos humanos.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Os conhecimentos humanos, armazenados na memória de longa duração, podem classificar-se em declarativo e operacional. Aquele declarativo contém informações de natureza estática (um estado de coisas), enquanto o operacional relaciona-se com as ações (saber fazer, know-how).
   
Publicado em: 12/07/15
A qualidade das tintas imobiliárias no mercado brasileiro
Os riscos da presença de chumbo.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade As tintas que contêm chumbo em sua composição representam um risco de envenenamento, especialmente para crianças pequenas. Como a tinta com chumbo se deteriora ao longo do tempo, as pessoas podem inalar ou ingerir por meio da poeira doméstica, lascas de tinta ou solo contaminado.
   
Publicado em: 11/25/15
A nova versão da ISO 9001:2015
As principais alterações.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O escopo da norma permanece. A ISO 9001 continua sendo uma norma que “especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade fornecer consistentemente produtos e serviços que atendam requisitos”. Não é uma norma que visa apenas assegurar um bom sistema de gestão. A qualidade do produto ou serviço resultante é o fundamental.
   
Publicado em: 11/25/15
Estudo quantifica o desmatamento nas emissões de CO2
Uma atualização dos cenários.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A situação mudou e com ela houve a necessidade de atualizar os cenários. Porém, o futuro da região continua muito incerto. Por exemplo, embora as taxas de desmatamento na Amazônia tenham caído desde 2004, elas estabilizaram em torno de 6.000 km²/ano nos últimos cinco anos.
   
Publicado em: 11/13/15
Pesquisa ABQ/Target
Resultados preocupantes.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Os resultados da I Pesquisa sobre Qualidade, Competitividade e Normalização ABQ/Target foram divulgados no II Seminário ABQ Qualidade Século XXI.
   
Publicado em: 11/11/15
Os caminhos para a competitividade
Estratégias diferenciadas.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Para as organizações serem competitivas, dois conjuntos de elementos precisam estar bem atendidos. Pode-se afirmar que se trata de “fazer bem o tema de casa”. Aqui nos referimos aos aspectos empresariais, ditos microeconômicos, que constroem a competitividade e que são de responsabilidade de seus principais administradores.
   
Publicado em: 11/10/15
Normas ISO: duas vacinas anticorrupção
Um crime hediondo?
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A corrupção, considerada praga mundial, claro que em maior ou menor grau em cada país, traz tantas consequências lamentáveis para a sociedade, a ponto de no Brasil estar sendo considerado seu enquadramento como crime hediondo.
   
Publicado em: 10/30/15
Guia - Programas de Compliance
Os riscos de violação às leis.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O objetivo é estabelecer diretrizes para as empresas a respeito desse tipo de programa na esfera concorrencial, abordando sobre o que ele consiste, de que modo pode ser implementado e quais as vantagens em sua adoção. Trata-se de um guia de sugestões, que podem ser acatadas ou não conforme a realidade de cada companhia. A avaliação pelo Cade a respeito da adoção dessas regras ocorrerá nos casos concretos.
   
Publicado em: 10/30/15
Uma norma para se recuperar de incidentes de interrupção
Gestão da continuidade dos negócios.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O objetivo de recuperação de desastres é para minimizar os efeitos de um desastre e tomar os passos necessários para certificar que os recursos, pessoal, e os processos de negócios estejam aptos à continuar a operação em pouco tempo na eventualidade de desastres. A recuperação de desastres é diferente da continuidade de negócios, onde o foco é em manter o negócio funcionando mesmo no caso de um problema, e no caso do ultimo o foco é em voltar ao normal após a falha.
   
Publicado em: 10/20/15
A nova NBR ISO 14001 de 10/2015
A melhoria ambiental.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A implantação sistematizada de processos de gestão ambiental tem sido uma das respostas das empresas a muitas pressões pela melhoria ambiental. Assim, ela no âmbito das empresas tem significado a implementação de programas voltados para o desenvolvimento de tecnologias, a revisão de processos produtivos, o estudo de ciclo de vida dos produtos e a busca por produtos mais sustentáveis.
   
Publicado em: 10/13/15
Marca “Alemanha” perdeu quase 200 bilhões de dólares
Qualidade sustentável.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O efeito do problema na imagem de um país conhecido pela eficiência e confiabilidade de sua indústria e por trabalhadores diligentes, honestos e cumpridores da lei é certamente uma surpresa para os não especialistas. Mas, certamente, outros efeitos negativos precisam ser mencionados.
   
Publicado em: 10/13/15
Publicado o ISO Survey 2014
As certificações pelo mundo.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Apesar dos esforços para mostrar resultados consistentes, há flutuações no número de certificados de ano para ano, devido a: variabilidade do número de certificados notificados anualmente por organismos de certificação individuais; participação inconsistente de alguns organismos de certificação que contribuem para a pesquisa de um ano para outro; participação de novos organismos de certificação.
   
Publicado em: 10/06/15
ABQ revive a comemoração do Dia Mundial da Qualidade (DMQ)
Reserve em sua agenda.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O II Seminário ABQ Qualidade Século XXI, no dia 12 de novembro próximo, na FIESP, em São Paulo (SP), já é uma realidade: até o presente quatro patrocinadores e 30 apoiadores já estão confirmados. Já há 665 internautas inscritos, número que será multiplicado pelas 25 salas de recepção já confirmadas. Esse número deve crescer significativamente nos próximos dias.
   
Publicado em: 10/06/15
Acidentes em rodovias custam R$ 40 bilhões por ano
Morte de aproximadamente 43.000 pessoas.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O Ipea, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), elaborou uma pesquisa denominada Acidentes de Trânsito nas Rodovias Federais Brasileiras: caracterização, tendências e custo para a sociedade, com dados de 2007 a 2014. Em 2014, os acidentes de transporte terrestre no país mataram cerca de 43 mil pessoas e os acidentes nas rodovias correspondem a 20% dessas mortes.
   
Publicado em: 09/29/15
Pinhais: primeiro município na busca da excelência
Gestão pública em destaque.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A NBR ISO 18091 é um documento que explica de que forma a NBR ISO 9001 pode ser aplicada em prefeituras. Seu Anexo B propicia uma autoavaliação de 39 indicadores qualitativos, descrevendo níveis verde, amarelo e vermelho para cada um deles.
   
Publicado em: 09/22/15
Saídas para a crise
As estratégias para vencer a crise.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Com painéis voltados para temas como direitos humanos, segurança pública, potencial nacional, educação, desemprego, contas públicas e reforma tributária, o seminário Saídas Para a Crise contou com a participação do secretário de Segurança de São Paulo, Alexandre de Moraes; o empresário Jorge Gerdau; o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Gustavo Diniz Junqueira; o economista Ricardo Sennes; a consultora em educação Guiomar Namo de Mello.
   
Publicado em: 09/22/15
Qualidade das blindagens balísticas
Garantir a segurança do utilizador.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade As blindagens para impactos balísticos são classificadas por níveis de proteção, que estão diretamente relacionados à forma, material, ângulo de incidência, energia e área de impacto. A norma trata de produtos controlados conforme estabelecido no Regulamento R-105. A empresa é considerada habilitada para atividades com produtos controlados quando apresentar o Título de Registro ou Certificado de Registro, expedido pelo órgão de fiscalização do Exército Brasileiro.
   
Publicado em: 09/15/15
Câmara aprova aplicação de normas da ABNT para playground
Proposta segue para o Senado.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, proposta que torna lei a aplicação obrigatória de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para garantir a segurança de brinquedos em parques infantis. O texto aprovado foi o substitutivo da Comissão de Educação e Cultura ao Projeto de Lei 138/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG).
   
Publicado em: 09/15/15
Uma cartilha para explicar as etiquetas têxteis
Uma orientação aos consumidores.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O Inmetro desenvolveu uma cartilha para orientar os consumidores sobre a importância de verificar as informações contidas na etiqueta têxtil, que vem afixada em todas as peças de roupa, de cama e banho. De forma didática e de fácil entendimento, o guia demonstra que o consumidor deve estar atento ao comprar os produtos têxteis, especialmente no que diz respeito à origem e à composição.
   
Publicado em: 09/09/15
Tese analisa impactos regionais da desindustrialização
As controvérsias da desindustrialização.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Será que a indústria foi deixada em segundo plano dentre as prioridades da política econômica, sendo que outras agendas foram priorizadas, como da democratização (Constituição de 88), da reforma do Estado e da estabilização monetária? Outro elemento que impacta a indústria local é uma taxa de juros elevadíssima, com investidores locais e internacionais alocando seu capital para obter uma valorização mais pujante no setor financeiro.
   
Publicado em: 25/08/2015
As mudanças da ISO 14001:2015
Quase pronta para ser publicada.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O principal objetivo da ISO 14001 é permitir que as organizações estabeleçam processos para gerenciar o risco ambiental, reduzindo o consumo de recursos naturais e custos operacionais, tendo um compromisso de melhoria contínua de seu desempenho ambiental. Ou seja: as ações extremamente necessárias e urgentes para o Planeta.
   
Publicado em: 25/08/2015
Acidentes do trabalho: as fragilidades das notificações
Há muita discrepância nos dados.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Enquanto a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE (PNS) inclui trabalhadores formais e informais, o Anuário da Previdência é feito exclusivamente com base nas notificações sobre trabalhadores formais segurados. Todavia, são inúmeras as vezes que os trabalhadores não informam determinado acidente por total desconhecimento da importância de fazê-lo, ou mesmo não o fazem por “intervenção” da empresa, que buscam assim minimizar ou mesmo inibir a elevação da alíquota de seu seguro ac
   
Publicado em: 16/08/2015
Qualidade: rebites não normalizados podem oferecer riscos
Um elemento de fixação muito usado em mecânica.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Devido à importância dos rebites como elementos de fixação permanente, eles devem, ser fabricados conforme a norma técnica, que estabelece os requisitos para aceitação e/ou recebimento de rebites normalizados,destinados a uso geral, desde que particularidades não sejam definidas em cada padronização específica. Os requisitos também se aplicam aos rebites não padronizados, desde que haja acordo entre comprador e fornecedor.
   
Publicado em: 05/08/2015
Indicação de faixa etária em brinquedos específicos
O início da faixa etária para brinquedos.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Esta alteração, que passa a indicar somente para maiores de 12 anos jogos que contenham publicidade com conteúdo adulto, é baseada em estudos que apontam que até esta idade a criança não possui ferramentas necessárias para distinguir o real do lúdico, podendo facilmente ser induzida ao consumo.
   
Publicado em: 05/08/2015
Duas normas técnicas para a segurança do trabalho
Eliminar os riscos para os trabalhadores.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O uso de capacetes de segurança nunca deve ser visto como substituição às boas práticas de segurança e controles de engenharia. As alterações, o acoplamento de outros equipamentos de proteção individual (EPI) ou a adição de acessórios podem afetar o desempenho do capacete. Eles são projetados para oferecer proteção acima das linhas de ensaio, que são claramente definidas nas normas.
   
Publicado em: 22/07/2015
Controle Estatístico de Qualidade
Melhorar a eficiência, a produtividade e as vendas.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Ruy Lourenço Filho é autor do livro Controle Estatístico de Qualidade, uma obra de referência no controle de processos de produção. Engenheiro (UFRJ), apresentou tese de livre docência (UFMG), foi consultor da Eletrobras e é professor aposentado do Instituto de Economia (CCJE/UFRJ) e da Ence/IBGE, tendo dirigido ambas as organizações.
   
Publicado em: 20/07/2015
Dois acadêmicos participaram da revisão da ISO 9001
A nova edição está quase pronta para ser publicada.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Nigel Croft, chair of the ISO subcommittee revising the standard (ISO/TC 176/SC 2), acha que comparado com o DIS, as mudanças no FDIS foram relativamente menores e Luiz Nascimento, coordenador técnico do CB 25 e líder da delegação brasileira nos fóruns do TC 176 para a revisão da norma ISO 9001, nem todos os problemas relacionados à norma ISO 9001 são decorrentes da norma em si, ou seja, não podem ser resolvidos apenas mudando a sua redação e revisando seus requisitos.
   
Publicado em: 14/07/2015
A percepção do brasileiro sobre o consumo consciente
O consumo consciente no Brasil.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A segunda edição da pesquisa exclusiva “O Consumo Consciente no Brasil”, conduzida pela Shopper Experience, mostrou que 97% dos brasileiros creditam ao consumidor a responsabilidade por práticas associadas ao tema. Em 2014, esse índice era de 64%. A pesquisa contou, ainda, com um ranking das marcas que, na percepção do consumidor, melhor representam o consumo consciente – seja pelo processo de produção, seja pela condução dos negócios e relacionamento com os clientes.
   
Publicado em: 07/07/2015
Os 20 anos do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA)
Disseminando a qualidade desde 1995.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Ao mesmo tempo em que o Brasil instaurava o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP), em apoio à modernização da indústria por meio de metas relacionadas à produtividade e à qualidade de vida, o IQA foi criado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores(Sindipeças), que identificaram a necessidade da criação de um organismo neutro.
   
Publicado em: 06/07/2015
Para vender muito é preciso vender maus serviços?
Quem vende muito oferece um bom serviço ou produto.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Os serviços no Brasil são caros e de má qualidade, mas isso é decorrente de uma escolha pelo lucro imediato e expansão acelerada de vendas em detrimento da assistência pós-venda, da fidelização pela qualidade e da boa informação ao consumidor. O título deste artigo sugere um paradoxo, um antípoda mesmo ao senso comum, que diz que quem vende muito oferece um bom serviço ou produto.
   
Publicado em: 06/07/2015
Acadêmicos da ABQ participam do simpósio da Marinha
A excelência em gestão na Marinha.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O Simpósio de Práticas de Gestão é parte integrante das atividades que concorrem para solidificar o programa de excelência gerencial da Marinha do Brasil (MB), Programa Netuno, e possui como propósito contribuir para o aprimoramento da gestão na Força, de modo que a excelência em gestão seja internalizada na instituição, tornando-se autossustentável.
   
Publicado em: 01/07/2015
Novas publicações da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ
Livros de cabeceira para a excelência.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Os indicadores são, sem dúvida, um diário de bordo de uma organização para medir o seu desempenho e a inovação deve permear todas as ações e atitudes organizacionais. Ou seja, as duas obras devem fazer parte dos livros de cabeceira daqueles que buscam a excelência na gestão de suas empresas.
   
Publicado em: 25/06/2015
O uso de água de chuva
Como garantir a qualidade da água coletada.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Apesar de ser uma técnica relativamente simples, o aproveitamento da água de chuva possui requisitos mínimos que devem ser respeitados para garantir o funcionamento do sistema e, principalmente, para assegurar a qualidade dos volumes coletados. Sistemas permanentes de aproveitamento da água da chuva, instalados com o objetivo de suplementar o abastecimento para fins não potáveis, demandam sistemas mais complexos de tratamento.
   
Publicado em: 16/06/2015
Saneamento básico: importante para a qualidade educacional
Aumenta o rendimento escolar.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade É importante salientar que quando se fala em saneamento, logo costuma-se lembrar dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Mas o conceito é formado também por drenagem urbana e os resíduos sólidos, compondo assim os quatro pilares do saneamento básico.
   
Publicado em: 10/06/2015
Livro sobre José Israel Vargas
Aos 87 anos, Vargas trabalha sem parar, com muito bom humor.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a obra foi publicada pela editora UFMG e a biografia traz quase 500 páginas da trajetória do cientista, que se confunde com vários capítulos da história do país.
   
Publicado em: 26/05/2015
Professores da Unip publicam livro
A qualidade aplicada às cadeias de suprimento.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A importância da qualidade de processos, produtos e serviços, como fator estratégico para a competitividade das empresas e organizações, é amplamente reconhecida desde meados do século XX. Mais à frente, os interessados e pesquisadores em Engenharia de Produção passaram a compreender a importância de se estudar as redes de empresas e cadeias de suprimento como uma realidade prática existente e inevitável nas atividades empresariais.
   
Publicado em: 21/05/2015
Definida a revisão das ISO sobre a satisfação do cliente
Na Holanda, foram elaboradas as Design Specifications (DS).
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A principal razão da revisão foi a necessidade de alinhar as normas com as futuras ISO 9000 e 9001:2015, introduzindo conceitos como risco, e enfatizando o papel da liderança, bem como uniformizando a terminologia usada. Foi decidido que as normas também terão seus formatos padronizados, com itemização e texto comum sempre que aplicável.
   
Publicado em: 19/05/2015
As diretrizes para pesquisa, desenvolvimento e inovação
Inovação: foco no planejamento tecnológico
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Para que se tenha sucesso nesse processo, as empresas devem focar no seu planejamento tecnológico, buscando sempre identificar todas as oportunidades de se aplicar tecnologias novas absorvidas por meios de programas estratégicos, fruto de cuidadoso planejamento. Esta operacionalização deverá se dar em duas etapas: a identificação das oportunidades e a internalização da tecnologia.
   
Publicado em: 08/05/2015
A ABQ enviou uma carta à presidente da República
E mostrou disposição para interagir positivamente.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O documento incluiu o Manifesto da ABQ que contém uma série de recomendações que, se implementadas, contribuirão decisivamente para o aprimoramento da Administração Pública, condição indispensável para o aumento da competitividade das empresas brasileiras e, consequentemente, do país, com benefícios para todos os brasileiros.
   
Publicado em: 04/05/2015
A qualidade dos aviões brasileiros
A evolução dessas máquinas que fascinam e desafiam os céus.
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O sucesso da Embraer no mercado internacional, com seus aviões voando nos cinco continentes, em mais de 90 países, é um testemunho claro do gigantesco salto, desde as pequenas iniciativas da década nos anos 60, até os dias atuais. Nossos aviões voam no mercado comercial mundial, possivelmente, a mais competitiva entre as atividades empresariais, envolvendo segurança e confiabilidade, entre todas as que hoje são praticadas.
   
Publicado em: 30/04/2015
NBR ISO 18091: a gestão da qualidade em prefeituras
Dagnino: Uma norma para as prefeituras obter resultados confiáveis
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A NBR ISO 18091 de 10/2014 - Sistemas de Gestão da Qualidade - Diretrizes possui o objetivo de fornecer às prefeituras as diretrizes para a obtenção de resultados confiáveis por meio da aplicação da NBR ISO 9001:2008 em uma base integral. Essas diretrizes, no entanto, não adicionam, alteram ou modificam os requisitos da NBR ISO 9001:2008. As prefeituras têm a missão de tornar possível o desenvolvimento das comunidades locais sustentáveis.
   
Publicado em: 28/04/2015
Tempo de crise é tempo de gestão
Sem crise não há desafio e sem desafios a vida é uma rotina
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Para Jairo Martins, superintendente geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), sem crise não há desafio e sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, deve trabalhar duro e buscar o tempo todo a gestão como solução. Isso para acabar com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar.
   
Publicado em: 27/04/2015
A qualidade e competência em laboratórios clínicos
Uma norma técnica para melhorar os seus serviços
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A NBR ISO 15189, baseada na NBR ISO/IEC 17025 e NBR ISO 9001, especifica os requisitos para competência e qualidade que são específicos para os laboratórios clínicos. É reconhecido que cada país pode ter suas próprias regulamentações ou requisitos específicos aplicáveis a alguns ou a todos os seus profissionais e suas atividades e responsabilidade neste domínio.
   
Publicado em: 18/04/2015
Cartas ao Planalto
Falconi publicou três cartas em seu site e jornal Folha de S. Paulo
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade “Não podemos predizer o futuro. Mas podemos criá-lo.” (Jim Collins e Morten T. Hansen)
   
Publicado em: 18/04/2015
Vicente Falconi: o PDCA focado em resultados
Três fatores são fundamentais para a obtenção de resultados
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Três fatores são fundamentais para a obtenção de resultados: Liderança, Conhecimento Técnico e Método. A liderança é o fator mais importante numa organização. Sem esta não acontece nada. De acordo com Falconi, liderar é bater metas consistentemente, com o time fazendo certo. Um bom líder deve conseguir resultados por meio das pessoas, logo o líder deve investir um tempo substancial no desenvolvimento do seu time.
   
Publicado em: 18/04/2015
ABQ: Qualidade como prioridade nacional
A ABQ é uma instituição de referência sobre qualidade
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A ABQ é uma instituição de referência sobre qualidade e excelência na gestão. Ela congrega especialistas e conhecedores da área da qualidade dos mais diversos setores econômicos nos âmbitos público e privado, e também professores universitários. Trata-se de uma organização não governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento da engenharia da qualidade, da gestão da qualidade e da excelência da gestão.
   
 
 

Por Dídio Art & Design | © Todos os direitos reservados | 2015

 Documento sem título