ABQ - Academia Brasileira da Qualidade

A Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, tendo como membros participantes pessoas experientes e de reconhecida competência profissional adquirida ao longo dos anos – nas universidades, nas empresas e em outras organizações privadas ou públicas – em atividades relacionadas à engenharia da qualidade, à gestão da qualidade e à excelência na gestão. A administração da ABQ é realizada por um colegiado eleito entre os membros, de acordo com seu Estatuto.

 

Banner Eventos

 

ABQ - Academia Brasileira da Qualidade

Primeira Assembleia acadêmicos ABQ

Segunda Assembleia acadêmicos ABQ

 

ACADÊMICOS (situação do quadro social em abril de 2015):

 

Os Acadêmicos são pessoas de comprovada competência profissional e idoneidade pessoal, com contribuição significativa – em universidades públicas, comunitárias e privadas, empresas públicas e privadas, organizações governamentais, organizações não governamentais e outras organizações privadas – para o desenvolvimento ou a aplicação do conhecimento nas áreas abrangidas por sua missão:

 

QUALIFICAÇÃO DOS ACADÊMICOS

 

Ana Maria Malik

Médica, Mestre em Administração, Doutora em Medicina Preventiva. Dirigente de serviços e sistemas de saúde, públicos e privados. Conselheira da Associação Latina para Análise de Sistemas de Saúde e de organizações públicas e privadas. Professora Titular da FGV-EAESP. Orientadora de pós-graduação.

Ariosto Farias Junior

Engenheiro Civil. Instrutor e Examinador Sênior do Prêmio Nacional da Qualidade, desde 1992 até 2008. Consultor, Instrutor e Auditor em Sistemas de Gestão das Normas ISO (9001, 27001 e 37001). Membro do ABNT/CB 25. Membro da Delegação do Brasil em Comitês da ISO, desde 1995. Instrutor da ISO.

Basilio V. Dagnino

Bacharel em Ciências Navais e em Ciências Administrativas. ASQ Fellow. CQP & Fellow, CQI (Londres). Co-fundador do 1º curso de pós-graduação em Qualidade (UCP). Primeiro Gerente Técnico da FNQ (1991 a 1997). Juiz, instrutor e consultor de modelos de excelência do PNQ e outros prêmios.

Caio Márcio Becker Soares

Engenheiro (UFMG). Diretor da Q&P Tec. Qual. Examinador e Instrutor da FNQ desde 1992. Coordenador da Comissão Técnica do Programa Mineiro de Qualidade e Produtividade (PMQP) desde 2002. Diretor Executivo do Instituto Qualidade e Produtividade Minas (IQPM) desde 2011.

Carlos de Mathias Martins (in memorian)

Engenheiro Eletricista formado pela Escola Politécnica da USP. Primeiro Superintendente da Fundação Prêmio Nacional da Qualidade (1991/97), hoje Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Participou ativamente de instituições voltadas à Gestão e à Qualidade tais como ASQ, ABNT e PQGF.

Carlos Lombardi

Engenheiro pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI/PUCSP). Especialista em Administração (EASP/FGV). Engenheiro da Qualidade (ASQ). Trabalhou na CTB, TELESP, TELEBRÁS, Secretaria Especial de Informática (SEI) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Carlos Amadeu Schauff

Computólogo. Administrador. Consultor em gestão estratégica. Instrutor e membro da Banca Examinadora e Comitês da FNQ desde 1994. Fundador e Diretor do IPEG. Consultor Técnico do PNQS - Saneamento. Consultor do Banco Mundial. Professor. Diretor da Compumax Informática Ltda.

Claudio de Moura Castro

Economista (UFMG), Mestre (Yale), Ph.D. (Vanderbilt). Ex-professor da PUC-Rio, FGV, UnB, Univ. de Chicago e Univ. de Genebra. Trabalhou no IPEA, CAPES (como Diretor Geral), OIT, Banco Mundial e BID. Assessor da Presidência da Universidade Positivo. Mais de 50 livros e 300 artigos. Articulista da Revista Veja.

Claudius D'Artagnan Cunha de Barros

Administrador de Empresas. Pós-graduado em Gestão Empresarial e Recursos Humanos. Especialização em Gestão da Qualidade pela Japanese Union of Scientists and Engineers. Empresário, Consultor Organizacional, Professor Universitário e Coordenador didático/pedagógico da UniAPVE/SJCampos/SP.

Dorothea Fonseca Furquim Werneck

Economista (Mestrado e Curso de Doutorado/Boston College-USA). Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais. Ministra de Estado (duas pastas). Sec. Nacional de Economia. Diretora da FPNQ (duas vezes). Prof. da UFRJ e do Curso de Formação de Diplomatas do Itamaraty.

Edson Pacheco Paladini

Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas / Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Engenharia de Produção. Consultor, instrutor e professor de cursos de graduação e pós-graduação na área de Gestão da Qualidade. Autor de vários livros nesta área.

Eduardo Vieira da Costa Guaragna

Engenheiro Mecânico e Mestre em Administração pela UFRGS. ASQ Senior, CQE, CMQ-OE, CRE, CQA. Juiz do PNQ (2004-2012) e do PGQP (Qualidade e Inovação). Diretor do PGQP. Consultor. Professor de Pós-graduação. Autor do livro Desmistificando o Aprendizado Organizacional, Qualitymark, 2007.

Elcio Anibal de Lucca

Adm. Público e de Empresas pela EAESP-FGV, MSc. Pres. Cons. Curador da FNQ por duas vezes. Pres. Serasa por 20 anos, tricampeã do PNQ e do Prêmio Ibero-americano. Pres. Fundador do MBC, Cons. Indep. de Empresas e Entidades. Adm. Emérito do CRA. Autor do livro Gestão para um Mundo Melhor.

Eliezer Arantes da Costa

Engenheiro em Eletrônica pelo ITA e Doutor pela UNICAMP. Trabalhou na VALE (ex-CVRD), em pesquisa operacional, e na Promon em sistemas da qualidade e em planejamento estratégico. Hoje atua como consultor de empresas em planejamento estratégico e na implantação de sistemas da qualidade.

Ettore Bresciani Filho

Engenheiro (ITA), Doutor e Professor Livre-Docente (Escola Politécnica - USP). Professor Titular Aposentado (UNICAMP). Bolsa de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz" (UNICAMP) (1992). Membro do CLE (UNICAMP). Membro da ASQ. Autor de publicações acadêmicas.

Evando Mirra de Paula e Silva

Engenheiro (UFMG), Doutor em Ciências (U de Paris). Professor Emérito da UFMG. Ex-Presidente do CNPq, Ex-Diretor da ABDI. Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia. Um dos criadores do Programa da Qualidade da Fundação Christiano Ottoni.

Evandro G. Lorentz

Engenheiro e Matemático (UFJF), Mestre (UFMG). ASQ Fellow, CQE, CQA, Brazil Country Counselor (até 2015). Fundador e Primeiro Chair da Seção Brasileira da ASQ. Professor da FDC e da PUC Minas. Professor e Coordenador de Cursos de Pós-Graduação. Consultor. Autor de livros sobre qualidade.

Fabio E. P. Braga

Engenheiro Mecânico (Escola Politécnica – USP). Ex-vice-presidente da TRW do Brasil. Ex-Professor do Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade (UNICAMP). Gerente de Relações Institucionais da SAE BRASIL. Membro da ASQ e da SAE. Membro do Conselho Fiscal do IQA.

Francisco Paulo Uras

Engenheiro (Politécnica - USP). ASQ Fellow, ASQ/CQE, CQA e CMQ-OE. Palestrante do PEC-FGV-SP (2001 a 2009). Membro do Comitê Critérios e Instrutor dos Cursos da FNQ (1993 a 2014) Consultor para implantação do MEG da FNQ. Membro do Conselho de Notáveis da Fundação Nacional da Qualidade.

Getulio Apolinário Ferreira

Eng. Mec. (Univale, MG). Presidente Fundador do CEBICT e UBQ-ES onde é o atual vice-presidente. Consultor, palestrante e autor de livros pela Editora Nobel SP e Qualitymark RJ. Superintendente da Fundação Espírito-santense de Tecnologia/UFES. Escreve no Blog: www.folha.me/gestaoeresultados.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho

Jornalista profissional, estudou geologia na Universidade de São Paulo, jornalismo na Faculdade Casper Libero, palestrante, cursos de especialização, jurado de prêmios de qualidade e meio ambiente, autor de quatro e-books e atua em comunicação interna e externa. Blog: qualidadeonline.

Ilcon Miranda Costa

Eng. Mec. (UFRJ), atuante na área da qualidade automotiva. Ex-membro de Comissões da Qualidade e Reguladoras. Fundador da ABCQ e do IQA. Professor dos cursos ABCQ (CQE, CRE, CQA e Auditor do SGQ). Consultor e autor de ensaios e publicações na ABCQ e IQA. Autor do livro “1973 O INÍCIO”.

Iris Bento da Silva

Engenheiro Mecânico (USP). Doutor (UNICAMP). Trabalhou 30 anos no segmento de autopeças. Ex-Professor de Especialização em Engenharia da Qualidade (UNICAMP), Ex-Diretor Técnico do Sindiforja. Ex-Professor de Engenharia (UNICAMP). Atualmente é Professor de Engenharia (USP-São Carlos).

Jairo Martins da Silva

Engenheiro de Eletrônica (ITA), Especialização em Marketing e Propaganda (FAE CDE - Curitiba) e MBA em Gestão de Negócios (Duke University – North Carolina). Juiz do Prêmio Iberoamericano de la Calidad e Membro do Global Excellence Model Council (GEM). Atualmente é Presidente Executivo da FNQ.

João Mário Csillag

Engenheiro (ITA), Mestre e Doutor em Adm. Empr. (EAESP-FGV), Prof. Tit. Aposent., ex-Chefe do Depto. de Prod., Logíst. e Oper. Empres. da EAESP-FGV, Coord. de cursos. Juiz do PNQ. Autor do livro “Análise do Valor” - Editora Atlas. Prêmio Qualidade Banas 2000. Fundador e atual VP de Rel. Intern. da ABEAV.

Jorge Gerdau Johannpeter

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS). Presidente do Conselho Consultivo da Gerdau. Fundador do PGQP e do MBC. Membro da Academia Internacional da Qualidade (IAQ) e do Conselho da FNQ. Presidente do Movimento Todos Pela Educação e da Fundação Iberê Camargo.

João Batista de Moraes Ribeiro Neto

Engenheiro Mecânico, Mestre em Qualidade (UNICAMP), ASQ/CQE e ASQ/CMQ-OE. Chefe de Departamento no Metrô-SP, Presidente da Comissão da Qualidade da ANTP, Professor de pós-graduação na FEI. Co-autor de "Sistemas de Gestão Integrados: qualidade, meio ambiente, responsabilidade social, segurança e saúde no trabalho".

José Augusto A. K. Pinto de Abreu

Engenheiro Civil (UFRJ), Mestre em Eng. (UFF). Atua nas áreas da normalização e regulamentação, avaliação da conformidade, sistemas de gestão, riscos e sustentabilidade desde 1985. Foi Diretor Técnico da ABNT. Sócio Diretor da Sextante Consultoria desde 2000, participa de inúmeras iniciativas nessas áreas, nacionais e internacionais. Membro do CONAC/Cgcre/Inmetro e do AP/GSTC.

José Israel Vargas

PhD (Cambridge, UK) e Prof. Catedrático (UFMG). Membro da Acad. Bras. de Ci. e Países em Desenv. (TWAS), que presidiu. Membro da Acad. Eur. Ci. Let..e Artes. Ex-Sec. Tec. Ind.; Ex-Ministro de Estado de Ciência e Tecnologia (1992-1998) e de Minas e Energia. Embaixador do Brasil UNESCO (2000-2003).

José Joaquim do Amaral Ferreira

Engenheiro (Escola Politécnica USP), M.Sc. (Stanford University), Mestre e Doutor (EPUSP), Professor Eng. Produção POLI/USP, Diretor de Certificação e Vice-Presidente Fundação Vanzolini, Vice-Presidente IQNet International Certification Network, Membro do Board da SBAlliance, Conselheiro CONSIC /FIESP.

Kleber Cavalcanti Nóbrega

Engenheiro Mecânico (UFPB), Mestre em Eng. Produção (UFSC); Doutor em Eng. Produção (POLI-USP); Professor do Mestrado e Doutorado em Administração (UnP). Consultor Empresarial. Autor de livros entre os quais "Falando de Serviços (Ed. Atlas)".

Luiz Carlos do Nascimento

Engenheiro Naval pela Escola Politécnica (USP), Mestre em Administração de Empresas (FEA/USP). Ex-Presidente do Instituto Paulista de Excelência da Gestão, Coordenador Técnico do Comitê Brasileiro da Qualidade - ABNT/CB25, Líder brasileiro no Comitê de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO/TC176.

Mara Márcia Machado

Enfermeira (USP), especialista em Saúde Pública, Administradora de Empresas, Fellow do Colégio Brasileiro de Executivos de Saúde (CBEX), Professora de Pós-graduação em Qualidade em Saúde em várias instituições.

Marcio F. Migues

Engenheiro, pós-graduado (FGV/FDC). Atuou 43 anos na área automotiva/qualidade, tendo sido Gerente Executivo na VW e Diretor Mercosul na Renault/Nissan. Prof. Univ. Idealizador e coordenador de cursos de pós-graduação. Ex-Presidente do IQA. Ministrou conferências e cursos sobre qualidade em 9 países.

Mauricio Roscoe

Engenheiro (UFMG). Fundador da M. ROSCOE. Presidente do Conselho da UBQ. Conselheiro do CBIC. Foi Presidente do Conselho Econômico da FIEMG, Vice-pres. FIEMG, Pres. CBIC, Pres. SINDUSCON - MG, Conselheiro da FDC, da PUC Minas, da FCO, do SENAI - MG. Três livros publicados.

Nigel Howard Croft

Metalurgista (Cambridge, Inglaterra), PhD (Sheffield, Inglaterra) e Harkness Fellow (Berkeley, CA, EUA). FCQI, CQP, MIMM, C.Eng. Atua na área da qualidade e avaliação da conformidade desde 1974. Atual Presidente do Subcomitê TC176/SC2 da ISO, responsável pelas normas ISO 9001 e ISO 9004.

Ozires Silva

Oficial Aviador (FAB), Engenheiro Aeronáutico (ITA). MSc. (CALTECH, USA), Doutor Honoris Causa pela Queen’s University, Irlanda e UNESP. Foi Presidente da EMBRAER, da PETROBRAS e da VARIG. Presidente do Conselho Estratégico do Grupo ÂNIMA de Educação e Cultura. Reitor da UNIMONTE.

Paulo Afonso Lopes da Silva

Estatístico (ENCE) e Engenheiro (IME), Ph.D. (FIT/USA). ASQ Fellow, CQE, CRE e CQA. Professor do Instituto Militar de Engenharia (IME). Visiting Scholar, Univ. Wisconsin-La Crosse, USA, 2002. Adjunct Professor (FIT/USA), 2002-2007. Autor de “Probabilidades e Estatística”, em português e em espanhol.

Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto

Engenheiro (ITA), MSc. (Stanford, CA), Doutor (POLI/USP). Prof. Aposentado da POLI/USP – Engenharia de Produção, Presidente da Fundação Vanzolini (1982-1987), Ex-juiz do PNQ e do PPQG. Prêmio Qualidade Banas 1999. Prof. de Pós-Graduação da UNIP. Autor de vários livros.

Reinaldo Balbino de Figueiredo

Eng. Metalurgista (UNIVALE), Especialização em Eng. Econômica (UERJ). Trabalhou no INMETRO. Participou da criação do IAF e da IAAC. 1º Presidente da IAAC. Ex-chefe da Delegação Brasileira no ISO/CASCO. Representa a ANSI no ISO/CASCO, IAF e PAC. Diretor de Credenciamento da ANSI/USA.

Reinaldo Dias Ferraz de Souza

Arquiteto (UnB, 1976), com especializações em Planejamento e Gestão (FGV, UFMG e JUSE). Servidor Público Federal hoje aposentado, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, participou da formulação e gestão de inúmeros programas, projetos e foros na área Tecnologia, Inovação e Qualidade.

Roberto Rodrigues

Engenheiro Agronomo (ESALQ/USP). Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, Embaixador Especial da FAO para as Cooperativas e Presidente do LIDE Agronegócio. Participa de inúmeros conselhos empresariais, institucionais e acadêmicos. Autor de 10 livros.

Ronaldo Darwich Camilo .

Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Minas (UFMG). Membro sênior da ASQ. Analista III pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Ex-Diretor de Ensino do CEFET MG. Professor de Doutorado da Universidade FUMEC. Diretor executivo do BIT - Treinamento e Pesquisa Científica e Tecnologia.

Ruy de C. B. Lourenço Filho

Engenheiro (UFRJ), Tese de Livre Docência (UFMG). Consultor da Eletrobrás. Professor aposentado do Instituto de Economia (CCJE/UFRJ) e da Ence/IBGE, tendo dirigido ambas as organizações. Autor de vários livros, entre os quais “Controle Estatístico da Qualidade”, pela LTC Editora, em 17ª tiragem.

Vicente Falconi Campos

Engenheiro e Professor Emérito da UFMG, PhD. Presidente do Conselho da FALCONI Consultores, Membro dos Conselhos de Administração da AmBev e da BRF. Trabalhou com consultores da JUSE por mais de dez anos. Autor de seis livros na área da qualidade. Uma das 21 vozes do Século 21 pela ASQ.

Vivaldo A. F. Russo

Engenheiro (UNICAMP). Pós-graduação em Engenharia Mecânica (UNICAMP). Diretor Presidente aposentado de Hydraulics Business da América do Sul da EATON. Professor do Curso de Especialização em Gestão da Qualidade e Produtividade (UNICAMP). Membro e ex-Diretor da SAE Brasil.
 
 

Por Dídio Art & Design | © Todos os direitos reservados | 2015

 Documento sem título