ABQ - Academia Brasileira da Qualidade

A Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, tendo como membros participantes pessoas experientes e de reconhecida competência profissional adquirida ao longo dos anos – nas universidades, nas empresas e em outras organizações privadas ou públicas – em atividades relacionadas à engenharia da qualidade, à gestão da qualidade e à excelência na gestão. A administração da ABQ é realizada por um colegiado eleito entre os membros, de acordo com seu Estatuto.

 

 

ABQ - Academia Brasileira da Qualidade

Publicado em: 10/06/2021
I Workshop Internacional ISO 56000
Normas de Gestão da Inovação
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Dentre os desafios da inovação para as organizações está o de como incorporá-la às práticas, atividades e processos, em especial como fazer para que não seja algo ocasional e sim sistematicamente perseguida.
   
Publicado em: 31/05/2021
ESG, Ética e Valores
Na área da gestão, as novidades são abundantes e quase universais
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Embora tenhamos dois ouvidos e apenas uma boca, escutar é uma arte, um privilégio de minorias. Talvez também pela dificuldade de escutar, o homem seja seduzido por “novidades”, mesmo que as essências das “novidades” sejam conhecidas de longa data, ditas e repetidas um sem número de vezes. Na área da gestão, as “novidades” são abundantes e quase universais. Por alguma razão que não consigo enxergar, mesmo gestores em posições relevantes ficam inebriados por essas novidades
   
Publicado em: 04/05/2021
Nova edição do "Anexo SL" das Diretivas ISO
O Anexo SL na realidade compreende vários componentes
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade O "Anexo SL" das Diretivas é um termo abrangente para descrever os critérios que devem ser atendidos a fim de garantir uma abordagem consistente e harmonizada para as mais de 40 Normas de Sistema de Gestão ("NSGs") que fazem parte do portfólio da ISO. A Parte 1 do “Suplemento ISO para as Diretivas ISO / IEC” define os requisitos que devem ser cumpridos pelos Comitês Técnicos para todas as normas da ISO (são mais de 20.000).
   
Publicado em: 03/05/2021
A ISO 9001 não sofrerá mudanças
Veja aqui o que diz o acadêmico Luiz Carlos do Nascimento
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade A ISO tem uma diretiva de submeter suas normas à revisão sistemática, no máximo, a cada 5 anos. As decisões da ISO são baseadas no consenso e na votação entre seus membros participantes. O processo de revisão sistemática, um dos fatores indicativos da revisão, indicou uma preferência apertada dos países pela manutenção da 9001 sem alterações. A decisão de revisar é tomada pelo Subcomitê 2 do ISO/TC 176, responsável pela edição da 9001.
   
Publicado em: 28/04/2021
Competitividade e Gestão num ambiente de mudanças: reflexões
Hoje a pandemia é a mais significativa mudança pós II Guerra
ABQ - Associação Brasileira da Qualidade Nada é permanente, exceto a mudança, já escrevera Heráclito há mais de 450 anos. Mas sempre a atual situação é tida por nós como a de maior mudança. Hoje a pandemia é, certamente, a mais significativa mudança nas rotinas que tivemos pós II Guerra.
   
Próximo Último
 
 

Por Dídio Art & Design | © Todos os direitos reservados | 2020

 Documento sem título