A Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, tendo como membros participantes pessoas experientes e de reconhecida competência profissional adquirida ao longo dos anos – nas universidades, nas empresas e em outras organizações privadas ou públicas – em atividades relacionadas à engenharia da qualidade, à gestão da qualidade e à excelência na gestão. A administração da ABQ é realizada por um colegiado eleito entre os membros, de acordo com seu Estatuto. A condição de membro da Academia é obtida somente por meio de indicação de um ou mais dos Acadêmicos. Será considerado eleito o candidato que obtiver 2/3 (dois terços) de votos de aprovação de todos os Acadêmicos.
Composição da Diretoria:
- Diretor Presidente: Eduardo Vieira da Costa Guaragna
- Diretor Vice-Presidente: Ana Maria Malik
- Diretor Administrativo e Financeiro: Ilcon Miranda Costa
- Diretor de Estudos e Projetos: Vivaldo Antonio Fernandes Russo
- Diretor de Divulgação: José Augusto Pinto de Abreu
Conselho Fiscal
Luiz Carlos do Nascimento
Getulio Apolinario Ferreira
Iris Bento da Silva
Conselho Consultivo
Basilio V. Dagnino
Caio Marcio Becker Soares
Cláudio D’Artagnan Cunha de Barros
Messias Borges da Silva Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Contato:
eduardo.guaragna@yahoo.com.br
Visão:
Ser reconhecida como referência em Qualidade.
Missão:
Contribuir para o desenvolvimento do conhecimento em engenharia da qualidade, em gestão da qualidade e da inovação e em excelência da gestão, para benefício das organizações e da sociedade brasileira.
Utilizará, para tanto, a liderança e a capacidade profissional de seus acadêmicos, de modo individual ou coletivo. No desenvolvimento de suas atividades, vai procurar essencialmente contribuir para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro, atuando também em colaboração com empresas, governos e outras organizações.
Princípios e Valores do Acadêmico:
- Ter uma conduta honesta e digna, em conformidade com as leis e os padrões éticos da sociedade.
- Atuar para o aumento do conhecimento, da competência e do valor da sua atividade profissional e da qualidade, buscando o desenvolvimento sustentável.
- Zelar por sua reputação pessoal e profissional, atuando com lealdade, honestidade, decoro, veracidade, dignidade e boa-fé.
- Pautar as suas relações pela cordialidade no trato, pela confiança e pelo respeito, independente de qualquer posição hierárquica, cargo ou função exercida interna ou externamente à Academia.
- Zelar para que suas ações não conflitem com os interesses da ABQ, nem causem dano à imagem e reputação da Academia.
- Agir sempre em caráter pessoal e não em nome da Academia, nas suas atividades político-partidárias.
|