quinta-feira, março 28, 2024
Capa_livro_ABCQ_1973_o_inicio_ABQ

1973 O INÍCIO

O livro narra memórias do Acadêmico Ilcon em relação aos acontecimentos ocorridos antes e durante o grande movimento para a qualidade, a partir do ano de 1973 até o ano 2000, colocando o leitor no ambiente existente no país até o ano 2012. Especial atenção na narrativa foi dada às pessoas que lutaram, bravamente, para que o país ocupasse lugar de destaque entre os melhores do mundo em relação à qualidade, Japão e Estados Unidos.

O livro no seu capítulo final, faz uma análise sobre os problemas relacionados à educação, à saúde e à segurança, ainda a serem solucionados para melhorar a qualidade de vida do brasileiro.

 

Há dois anos, mais exatamente, em 06 de fevereiro de 2012, a ABCQ sofreu o maior impacto dos 40 anos de sua trajetória como representante da Qualidade no Brasil.
Parte da laje da cobertura do edifício Senador, situado à avenida Índico em São Bernardo do Campo, onde a ABCQ tinha a sua sede, deslocou-se e derrubou sucessivamente lajes de salas dos andares inferiores que estavam na direção do desabamento, até atingir a garagem no subsolo do prédio. A sede da ABCQ não sofreu danos com o desabamento, mas todo acervo, móveis, equipamentos, arquivos, computadores, biblioteca ficaram retidos no prédio por conta da interdição imediata pelo corpo de bombeiros para segurança e posteriores investigações e laudos, para identificar causas e consequências na estrutura do prédio.
Nesse momento trágico, parte dos programas foi salva, graças ao ato heroico de suas funcionárias, a Dra. Mara Ramos, nossa secretária executiva e Leda Stuart, nossa tesoureira. Ambas não mediram esforços e arriscaram a própria vida, para salvar materiais e arquivos eletrônicos que permitissem que a ABCQ continuasse a atender, mesmo de forma precária, os nossos clientes e associados.
Em caráter emergencial, elas alugaram uma sala situada à rua Ernesta Pelosini, em São Bernardo do Campo, onde a ABCQ já estivera sediada antes de mudar-se para o Edifício Senador.
Nessa ocasião, a Usiminas havia contratado a associação para realizar o curso de Formação de Auditores da Qualidade em Ipatinga, MG. Com grande surpresa do coordenador de treinamento, o engenheiro Márcio W.V. de Souza e dos próprios participantes, o curso não só foi realizado, mas também a Qualidade era a mesma de outros cursos realizados anteriormente. Isso só foi conseguido, porque essas duas mulheres, Mara e Leda, sempre dedicaram muito amor pela ABCQ.
Esses fatos fizeram-me refletir sobre a possibilidade de escrever um livro que relatasse toda a trajetória seguida pela ABCQ durante os seus 40 anos de existência e que resgatasse a memória daqueles que, de uma forma ou outra, participaram dessa trajetória na busca de despertar no povo brasileiro o que estava adormecido, no seu inconsciente, a Qualidade.

 

Clique aqui para baixar o livro!