Medalha ABQ Mérito à Qualidade João Mario Csillag

Joao_mario_csillag_ABQ

Acadêmico In Memoriam João Mario Csillag – 1º Presidente da ABQ

Quem foi João Mario Csillag

O Acadêmico In Memoriam João Mario Csillag foi o primeiro Presidente da ABQ, com mandato de 2010 a 2012, sendo reeleito para 2013 a 2014.

Engenheiro (ITA), Mestre e Doutor em Administração de Empresas (EAESP-FGV), foi em sua carreira profissional Professor Titular, Chefe do Departamento de Produção, Logística e Operações, Coordenador de cursos da EAESP-FGV e Juiz do PNQ. Autor do livro “Análise do Valor” – Editora Atlas, um dos pilares desta disciplina no Brasil. Foi um dos fundadores e Vice Presidente de Relações Internacionais da ABEAV – Associação Brasileira de Engenharia e Análise do Valor.

A Medalha foi nominada João Mario Csillag como uma homenagem a um profissional ímpar e dedicado, líder realizador, de uma competência e honestidade intelectual exemplares e pelas suas relevantes contribuições para a Qualidade no Brasil.

Uma das suas últimas realizações, na ABQ, foi a coordenação da edição do livro “A Qualidade no Brasil”.

A Medalha tem como nome um exemplo de vida produtiva, voltada para o Bem Comum, que deverá ser um grande motivador para os que com ela forem reconhecidos.

 

VENCEDORES DA MEDALHA JOÃO MARIO CSILLAG

 

2021

André Luis Azevedo Guedes

Tema: Cidades Inteligentes nas Dimensões: Planejamento, Governança, Mobilidade, Educação e Saúde.

 

Andrea de Sousa Figueira

Tema: Um modelo de gestão estratégica de pessoas em regime de teletrabalho.

 

Guilherme Brittes  Benitez (Menção Honrosa)

Tema: Estudo de layout e avaliação de desempenho na área hospitalar.

 

 

Cronograma Medalha ABQ Mérito à Qualidade João Mário Csillag

ETAPA DATA / PERÍODO RESPONSÁVEIS / OBSERVAÇÕES
LANÇAMENTO 04/04/2022 Comissão / envio do Regulamento para todos os Acadêmicos
PROPOSIÇÃO DE CANDIDATOS 05/04 a 02/08/2022 Todos os Acadêmicos
ANÁLISE DAS CANDIDATURAS 03/08 a 02/09/2022 Comissão (análise da elegibilidade e definição dos dois (2) candidatos a serem referendados pela Diretoria)
ANÁLISE PELA DIRETORIA 05/09 a 09/09/2022 Diretoria
VOTAÇÃO POR TODOS ACADÊMICOS 12/09 a 13/10/2022 Para ser outorgado o Prêmio o candidato deverá ter 2/3 de aprovação dos votos válidos
COMUNICAÇÃO E ENTREGA DA MEDALHA 17/10 a 10/11/2022 Entrega durante o IX Seminário ABQ Qualidade Século XXI ou na 1ª. Reunião presencial após o evento

Regulamento e Processo Medalha ABQ Mérito à Qualidade João Mário Csillag

ITEM

DESCRIÇÃO

1) Conceituação básica
  • A Medalha ABQ Mérito à Qualidade João Mario Csillag foi criada na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da ABQ de 06/11/2019, com previsão de passar a ser outorgada anualmente a partir de 2020.
  • A Medalha representa o reconhecimento a pessoas não pertencentes à ABQ, autores de publicações que tenham dado significativa contribuição aos temas Qualidade e Gestão no Brasil, podendo ser em apenas um deles.
  • Nesse sentido, a Qualidade é considerada no seu strictu senso (refere-se qualidade de bens e serviços, e sua relação com as partes interessadas).
  • A entrega da Medalha deverá ser feita na AGO de novembro ou por ocasião do Seminário Qualidade Século XXI.
2) Abrangência da Medalha
  • A Medalha é destinada a reconhecer e incentivar trabalhos publicados por pessoas não pertencentes à ABQ, originários de instituições de ensino, Organizações Públicas, Privadas, terceiro setor ou autores independentes.
  • O primeiro autor do trabalho será reconhecido como candidato à Medalha (para o caso dos trabalhos que são realizados em grupos de estudo).

Observação:

  • Serão aceitos como candidatos os artigos técnicos publicados por instituições reconhecidas como de excelência técnica e Artigos acadêmicos, completos, publicados ou aceitos em periódicos que tenham indexação no JCR (> 0), Scopus ou Scielo ou publicados na revista Quality Progress da ASQ.
  • Poderão ser concedidas até 2 Medalhas anualmente, uma para cada categoria abaixo descrita:

(A)Acadêmico – Tese de doutorado e pós-doutorado, livre docência, dissertação de mestrado acadêmico ou profissional e artigos publicados em periódicos indexados em scopus/sjr ou wos/jcr ou  na revista Quality Progress da ASQ.

(B)Técnico – Livro completo tendo como autor o acadêmico (instituição de ensino) ou profissional do mercado, monografias de cursos lato sensu, trabalhos de final de curso de graduação e de iniciação científica, capítulo de livro, artigos publicados em periódicos técnicos ou  na revista Quality Progress da ASQ.

3) Critérios para a participação
  • As indicações deverão ser feitas por um dos acadêmicos, por sua iniciativa ou ao receber o trabalho ou indicação, para o coordenador da Medalha, por meio do preenchimento do Formulário para Indicação de Candidatos, em anexo.
  • Não existe limite de idade para o candidato.
  • As publicações e trabalhos deverão ter sido publicadas no exercício do ciclo ou até nos quatro (4) anos anteriores.
4) Critérios de elegibilidade
  • Os trabalhos indicados serão analisados pela Comissão composta por pelos menos cinco Acadêmicos (ABQ) designada anualmente pela Diretoria em Assembleia Geral Extradordinária (AGE) / Assembleia Geral Ordinária (AGO) , considerando:
    • Para o autor/candidato ao reconhecimento: recomendação do Acadêmico (ABQ) proponente (ou Professor) atestando conhecer o Candidato e sua conduta, com ausência de problemas com a sociedade e reputação ilibada,
    • Para a publicação: originalidade, valor e relevância para a qualidade e a gestão, qualidade da publicação.
    • O propósito da publicação deverá mostrar que ela realmente atende aos stakeholders da sociedade.
  • O descrito na sinopse da “obra candidata”, constante no Formulário para Indicação de Candidatos:
  1. Contexto
  2. Objetivo do trabalho.
  3. DESCREVER OS IMPACTOS SOCIAIS, CULTURAIS, ECONÔMICOS, AMBIENTAIS, TECNOLÓGICOS, COM POTENCIAIS ESTIMADOS (ver conceituações, Anexo).
  4. Inovação: o que se destaca de ORIGINAL?
  5. Aplicação dos resultados: aplicação acadêmica e nas práticas organizacionais.
  6. Pergunta final: por que o trabalho merece a Medalha JMC?
5) Processo de avaliação e definição do vencedor
  • O processo de avaliação e definição dos indicados para receber as Medalhas será desenvolvido em três etapas:

1ª.) A Comissão procederá a análise dos candidatos indicados (por categoria) e respectivos trabalhos e buscará, por consenso, escolher até 3(três) (a critério da comissão) para concorrer. Não havendo consenso até 3(três) mais votados serão escolhidos.

  • 1ª: Para a análise técnica da Publicação a Comissão poderá solicitar apoio de Acadêmicos(ABQ) que sejam especialistas no tema em foco.
  • 2: O candidato será considerado o primeiro autor da publicação submetida.
  • 3: As publicações serão analisadas pelos respectivos méritos segundo sinopse descrita no Formulário para Indicação de Candidatos.

2ª.) O(s) nome(s) indicados serão submetidos para referendo da Diretoria.

3ª.) Caso referendados os Candidatos e respectivos trabalhos serão submetidos a votação pelo conjunto de Acadêmicos Titulares, sendo indicado a receber as Medalhas os que obtiverem a maioria dos votos válidos.

  • Consideram-se votos válidos aqueles que tiveram a manifestação dos acadêmicos opinando sobre todos oscandidatos indicados.
  • Nas instruções para votação deverá ser especificado que o processo não é uma escolha entre os nomes propostos, mas por uma votação abrangendo todos os nomes, com as alternativas APROVO / NÃO APROVO / ABSTENÇÃO.
  • Os Acadêmicos Titulares receberão informações que subsidiem a sua votação e escolha. Estas informações serão definidas previamente pela Comissão, visando facilitar o entendimento dos trabalhos. Será incluída uma folha resumo.
  • Para preservar a imparcialidade da votação, a Comissão indicará dois Membros para procederem ao processo de envio de e-mails e recebimento de respostas. Fica vedado o uso da lista de e-mails dos Acadêmicos (ABQ) para manifestações de apoio aos candidatos.
  • Para serem outorgadas as Medalhas o número de votos válidos deverá ser de pelo menos 2/3 dos Acadêmicos Titulares.
  • Acadêmicos membros da Comissão que fizerem indicação de candidatos à Medalha deverão ser substituídos.

Para fazer o Download do Formulário de Inscrição da Medalha JMC Clique aqui!