Medalha ABQ Mérito à Qualidade João Mario Csillag

Joao_mario_csillag_ABQ

Acadêmico In Memoriam João Mario Csillag – 1º Presidente da ABQ

Quem foi João Mario Csillag

O Acadêmico In Memoriam João Mario Csillag foi o primeiro Presidente da ABQ, com mandato de 2010 a 2012, sendo reeleito para 2013 a 2014.

Engenheiro (ITA), Mestre e Doutor em Administração de Empresas (EAESP-FGV), foi em sua carreira profissional Professor Titular, Chefe do Departamento de Produção, Logística e Operações, Coordenador de cursos da EAESP-FGV e Juiz do PNQ. Autor do livro “Análise do Valor” – Editora Atlas, um dos pilares desta disciplina no Brasil. Foi um dos fundadores e Vice Presidente de Relações Internacionais da ABEAV – Associação Brasileira de Engenharia e Análise do Valor.

A Medalha foi nominada João Mario Csillag como uma homenagem a um profissional ímpar e dedicado, líder realizador, de uma competência e honestidade intelectual exemplares e pelas suas relevantes contribuições para a Qualidade no Brasil.

Uma das suas últimas realizações, na ABQ, foi a coordenação da edição do livro “A Qualidade no Brasil”.

A Medalha tem como nome um exemplo de vida produtiva, voltada para o Bem Comum, que deverá ser um grande motivador para os que com ela forem reconhecidos.

 

VENCEDORES DA MEDALHA JOÃO MARIO CSILLAG

 

2023

Luiz Otávio Goi Junior  (Categoria: Técnico)

Tema: Sustentabilidade corporativa e ESG – como ir de lucrar por lucrar para lucrar com propósito.

Daisy Valle Enrique (Categogia: Acadêmico)

Tema: The contribution of industry 4.0 technologies to increase internal and external operational flexibility of production systems.

Segue o link para acessar ao trabalho da Daisy Valle Enrique: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/248664

2022

Marcelo Machado Fernandes (Categoria: Técnico)

Tema: 6-Sigma

 

Rodrigo Salvador (Categogia: Acadêmico)

Tema: Desenvolvendo Modelos de Negócio para a Bioeconomia Circular – A Ferramnenta B2Circle

 

2021

André Luis Azevedo Guedes

Tema: Cidades Inteligentes nas Dimensões: Planejamento, Governança, Mobilidade, Educação e Saúde.

 

Andrea de Sousa Figueira

Tema: Um modelo de gestão estratégica de pessoas em regime de teletrabalho.

 

Guilherme Brittes  Benitez (Menção Honrosa)

Tema: Estudo de layout e avaliação de desempenho na área hospitalar.

 

 

Cronograma Medalha ABQ Mérito à Qualidade João Mário Csillag – 2023

ETAPA DATA / PERÍODO RESPONSÁVEIS / OBSERVAÇÕES
LANÇAMENTO 01/04/2023 Comissão/envio do Regulamento para todos os Acadêmicos
PROPOSIÇÃO DE CANDIDATOS 01/04 a 02/08/2023 Todos os Acadêmicos
ANÁLISE DAS CANDIDATURAS 03/08 a 02/09/2023 Comissão (análise da elegibilidade e definição dos dois (2) candidatos a serem referendados pela Diretoria)
ANÁLISE PELA DIRETORIA 05/09 a 09/09/2023 Diretoria
VOTAÇÃO POR TODOS ACADÊMICOS 12/09 a 13/10/2023 Para ser outorgado o Prêmio o candidato deverá ter 2/3 de aprovação dos votos válidos
COMUNICAÇÃO E ENTREGA DA MEDALHA 17/10 a 10/11/2023 Entrega durante o X Seminário ABQ Qualidade Século XXI ou na 1ª. Reunião presencial após o evento

Regulamento e Processo Medalha ABQ Mérito à Qualidade João Mário Csillag

ITEM

DESCRIÇÃO

1) Conceituação básica
  • A Medalha “ABQ Mérito à Qualidade João Mario Csillag” foi criada na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da ABQ de 06/11/2019, com previsão de passar a ser outorgada anualmente a partir de 2020.
  • A Medalha representa o reconhecimento a pessoas não pertencentes à ABQ, autores de publicações que tenham dado significativa contribuição aos temas Qualidade e Gestão da Qualidade no Brasil.
  • Nesse sentido, a Qualidade é considerada no seu strictu sensu (refere-se à qualidade de bens e serviços e sua relação com as partes interessadas).
2) Abrangência da Medalha
  • A ABQ instituiu a medalha “ABQ Mérito à Qualidade João Mario Csillag”, para reconhecer autores de trabalhos publicados por pessoas de Instituições de ensino e de pesquisa, e de empresas, bem como aqueles independentes, que tenham contribuído, de modo destacado, para a Qualidade ou sua Gestão no Brasil.
  • O primeiro autor do trabalho será reconhecido como o candidato à Medalha ,para trabalhos realizados em grupos de estudo.
  • Observações:
  1. 1.Serão aceitos como candidatos os autores de artigos técnicos publicados por instituições reconhecidas como de excelência técnica e os artigos acadêmicos, completos, publicados ou aceitos em periódicos que tenham indexação no JCR (> 0), Scopus ou Scielo ou publicados na revista Quality Progress da ASQ.
  2. 2.Poderão ser concedidas até duas Medalhas anualmente, uma para cada das seguintes categorias:
  3. (A)Acadêmica – Tese de doutorado,trabalhos de livre docência, dissertação de mestrado (acadêmico ou profissional) e artigos publicados em periódicos que tenham indexação no JCR (> 0), Scopus ou Scielo ou publicados na revista Quality Progress da ASQ. (B)Técnica – livro publicado por editora, de âmbito nacional e internacional, com conselho editorial composto por profissionais de notório saber, monografias de cursos lato sensu, trabalhos de final de curso de graduação ou de iniciação científica, capítulo de livro, bem como artigos publicados em periódicos técnicos ou na revista Quality Progress da ASQ.
3) Critérios para a participação
  • As indicações deverão ser feitas por um dos acadêmicos, por sua iniciativa ou ao receber o trabalho ou indicação, para o coordenador da Medalha, por meio do preenchimento do Formulário para Indicação de Candidatos, em anexo.
  • Não existe limite de idade para o candidato.
  • As publicações e trabalhos deverão ter sido publicadas no exercício do ciclo ou até nos quatro (4) anos anteriores.
4) Critérios de elegibilidade
  • Os trabalhos indicados serão analisados pela Comissão composta por pelos menos cinco Acadêmicos (ABQ) designada anualmente pela Diretoria em Assembleia Geral Extradordinária (AGE) / Assembleia Geral Ordinária (AGO) , considerando:
    • Para o autor/candidato ao reconhecimento: recomendação do Acadêmico (ABQ) proponente (ou Professor) atestando conhecer o Candidato e sua conduta, com ausência de problemas com a sociedade e reputação ilibada,
    • Para a publicação: originalidade, valor e relevância para a qualidade e a gestão, qualidade da publicação.
    • O propósito da publicação deverá mostrar que ela realmente atende às partes interessadas da sociedade.
    • A sinopse da obra candidata, item constante no Roteiro para Indicação de Candidatos, deve conter:
    1. Contexto
    2. Objetivo do trabalho

    Descrição dos impactos sociais, culturais, econômicos, ambientais, tecnológicos, e seus potenciais estimados.

    1. Evidência de inovação
    2. Aplicação dos resultados: na Academia ou nas práticas organizacionais.
    3. Auto avaliação: por que o trabalho merece a Medalha JMC?
5) Processo de avaliação e definição do vencedor
  • O processo de avaliação e a definição dos indicados para receberem as Medalhas será em três etapas:1ª.) A Comissão procederá à análise dos candidatos por categoria e respectivos trabalhos e buscará escolher até 2(dois). E, caso não exista  consenso, até 3 (três) mais votados serão escolhidos, por categoria.2ª.) O(s) nome(s) indicados serão submetidos à aprovação da Diretoria.3ª.) Os aprovados serão submetidos à votação pelos Acadêmicos Titulares, sendo os indicados para receberem as Medalhas os que obtiverem a maioria dos votos válidos.
      • Consideram-se votos válidos aqueles que tiveram a manifestação dos Acadêmicos votando em todos oscandidatos.
      • Nas instruções para votação, deverá ser especificado que o processo não é uma escolha entre os nomes propostos, mas sim uma votação em todos os nomes, com as opções APROVO / NÃO APROVO / ABSTENÇÃO.
      • Os Acadêmicos Titulares receberão informações que auxiliarão a sua votação, e escolha, informações definidas previamente pela Comissão para facilitar o entendimento dos trabalhos.
      • Para preservar a imparcialidade da votação, a Comissão indicará dois Membros para procederem ao processo de envio de e-mails e recebimento de respostas. Fica vedado o uso da lista de e-mails dos Acadêmicos (ABQ) para manifestações de apoio aos candidatos.
      • Para serem outorgadas as Medalhas o número de votos válidos deverá ser de pelo menos 2/3 dos Acadêmicos Titulares.

      Acadêmicos membros da Comissão que fizerem indicação de candidatos à Medalha deverão ser substituídos.

Para fazer o Download do Formulário de Inscrição da Medalha JMC Clique aqui!

 

Para fazer download do documento sobre Direitos Autorais da obra candidata, Clique aqui!