Medalha ABQ Mérito à Qualidade João Mario Csillag

Cronograma Medalha ABQ Mérito à Qualidade João Mário Csillag – 2025

ETAPA DATA / PERÍODO RESPONSÁVEIS / OBSERVAÇÕES
LANÇAMENTO Já realizado Comissão/envio do Regulamento para todos os Acadêmicos
PROPOSIÇÃO DE CANDIDATOS 05/05 a 02/08/2025 Todos os Acadêmicos
ANÁLISE DAS CANDIDATURAS 03/08 a 02/09/2025 Comissão (análise da elegibilidade e definição dos dois (2) candidatos a serem referendados pela Diretoria)
ANÁLISE PELA DIRETORIA 05/09 a 11/09/2025 Diretoria
VOTAÇÃO POR TODOS OS ACADÊMICOS 12/09 a 14/10/2025 Para ser outorgado o Prêmio o candidato deverá ter 2/3 de aprovação dos votos válidos
COMUNICAÇÃO E ENTREGA DA MEDALHA A ser agendado Entrega durante o XI Seminário ABQ Qualidade Século XXI ou na Assembleia Geral Ordinária, no dia a ser definido de 2025, em São Paulo.

 

Regulamento e Processo Medalha ABQ Mérito à Qualidade João Mário Csillag

ITEM

DESCRIÇÃO

1) Conceituação básica
  • A Medalha “ABQ Mérito à Qualidade João Mario Csillag” foi criada na Assembleia Geral Ordinária (AGO) da ABQ de 06/11/2019, com previsão de passar a ser outorgada anualmente a partir de 2020.
  • A Medalha representa o reconhecimento a pessoas não pertencentes à
    ABQ, autores de publicações que tenham agregado valor à literatura
    sobre qualidade e sua gestão, incluindo contribuição à Sociedade
    Brasileira: impactos sociais, econômicos, ambientais e culturais.
  • Nesse sentido, a Qualidade é considerada no seu strictu sensu (refere-se à qualidade de bens e serviços e sua relação com as partes interessadas).
2) Abrangência da Medalha
  • A ABQ instituiu a medalha “ABQ Mérito à Qualidade João Mario Csillag”, para reconhecer autores de trabalhos publicados por pessoas de Instituições de ensino e de pesquisa, e de empresas, bem como aqueles independentes, que tenham contribuído, de modo destacado, para a Qualidade ou sua Gestão no Brasil.
  • O primeiro autor do trabalho será reconhecido como o candidato à Medalha ,para trabalhos realizados em grupos de estudo.
  • Observações:
  1. 1.Serão aceitos como candidatos os autores de artigos técnicos publicados por instituições reconhecidas como de excelência técnica e os artigos acadêmicos, completos, publicados ou aceitos em periódicos que tenham indexação no JCR (> 0), Scopus ou Scielo ou publicados na revista Quality Progress da ASQ.
  2. 2.Poderão ser concedidas até duas Medalhas anualmente, uma para cada das seguintes categorias:
  3. (A)Acadêmica – Tese de doutorado,trabalhos de livre docência, dissertação de mestrado (acadêmico ou profissional) e artigos publicados em periódicos que tenham indexação no JCR (> 0), Scopus ou Scielo ou publicados na revista Quality Progress da ASQ. 
  4. (B)Técnica – livro publicado por editora, de âmbito nacional e internacional, com conselho editorial composto por profissionais de notório saber, monografias de cursos lato sensu, trabalhos de final de curso de graduação ou de iniciação científica, capítulo de livro, bem como artigos publicados em periódicos técnicos ou na revista Quality Progress da ASQ.
3) Critérios para a participação
  • As inscrições devem ser feitas segundo o formulário: Roteiro para Indicação de Candidatos
  • Os trabalhos submetidos devem ter sido publicados em até cinco (5) anos anteriores ao ano da concessão da Medalha. 
4) Critérios de elegibilidade
  • O autor, a autora ou autores deverão ser recomendados por Acadêmica ou Acadêmico da ABQ ou Professor Proponente, para oficialização da candidatura à medalha “ABQ Mérito à Qualidade João Mario Csillag”, 
  • A publicação a ser submetida deve ser original, ter agregado valor à literatura, incluindo contribuição à Sociedade Brasileira: impactos sociais, econômicos, ambientais e/ou culturais.

    Sinopse da Publicação submetida, conforme Roteiro para Indicação de Candidatos, deve abranger: contexto, objetivos do trabalho, descrição dos impactos sociais, culturais, econômicos, ambientais, tecnológicos, e seus
    potenciais estimados.

  • Evidência de inovação. 
  • Aplicação dos resultados nas Práticas Organizacionais.
  • Justificativa para merecimento à medalha “ABQ Mérito à Qualidade João Mario Csillag”. 
  • Anexar documento de Identificação dos inscritos (RG, CNH, Passaporte ou Registro Profissional).  
5) Processo de avaliação e definição do vencedor
  • Os trabalhos serão analisados pela Comissão composta por Acadêmicas e Acadêmicos da ABQ, designada anualmente pela Diretoria.

    O processo de avaliação e a definição dos indicados para receberem as Medalhas será em três etapas:
    1ª.) A Comissão procederá à análise dos traballhos publicados por categoria e buscará escolher até 2(dois). E, caso não exista consenso, até 3(três), mais votados serão escolhidos, por categoria;
    2ª.) O(s) nome(s) indicados serão submetidos à aprovação da Diretoria.
    3ª.) Os aprovados serão submetidos à votação pelos Acadêmicos Titulares, sendo os indicados para receberem as Medalhas os que obtiverem a maioria dos votos válidos. 

  • Consideram-se votos válidos aqueles que tiveram a manifestação dos Acadêmicos votando em todos os candidatos.

Para fazer o Download do Roteiro para Inscrição da Medalha JMC Clique aqui!

Para fazer download do documento sobre Direitos Autorais da obra candidata, Clique aqui!