O Livro ABQ da Qualidade no Brasil

O conceito Qualidade tem evoluído continuamente. Começou com a inspeção de peças físicas e evoluiu alargando a sua abrangência, englobando produtos, serviços, processos, as necessidades e expectativas do cliente e das demais partes interessadas, bem como novas dimensões nas atividades econômicas e humanas em geral.

Diferentes gurus da qualidade foram se sucedendo e hoje se considera não mais apenas a gestão da qualidade, mas a qualidade em gestão, trazendo forte integração com a administração de organizações e de negócios, sendo a busca e prática da qualidade o dever de todos em qualquer organização.

A ideia de escrever um livro nasceu do fato que os Acadêmicos da ABQ, sendo pessoas de comprovada competência profissional e idoneidade pessoal, com contribuição significativa – em universidades públicas, comunitárias e privadas, empresas públicas e privadas, organizações governamentais, organizações não governamentais e outras organizações privadas – para o desenvolvimento ou a aplicação do conhecimento nas diversas áreas de conhecimento, poderiam contribuir com o seu conhecimento e experiência para benefício da sociedade.

Esta contribuição ocorre por meio de artigos escritos pelos Acadêmicos nas mais diversas especialidades e facetas da qualidade, através de lives, seminários ou depoimentos.

O Livro ABQ da Qualidade no Brasil agora publicado trata de temas relacionados à evolução da qualidade, à sua contribuição para o desenvolvimento nacional brasileiro, e também temas mais específicos sobre a engenharia, a gestão da qualidade, a competitividade e a inovação.

A publicação inicia-se com o capítulo “O legado do PBQP – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade e novos desafios para um Brasil competitivo e sustentável”, em que os Acadêmicos buscam refletir sobre os sucessos e insucessos do PBQP, identificar cenários e seus impactos na qualidade e sugerir ações na área da qualidade e gestão para que o Brasil alcance, até 2035, a condição de competitividade e qualidade de vida que seja compatível com a sua dimensão geográfica, populacional e importância no cenário mundial.

A edição deste livro se iniciou sob a coordenação do Acadêmico João Mario Csillag até o seu lamentável falecimento em 2019. No momento o trabalho prossegue sob a orientação de uma Comissão Editorial constituída pelos Acadêmicos Basílio V. Dagnino, Eduardo Vieira da Costa Guaragna, José Augusto A. K. Pinto de Abreu, Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto, Carlos Lombardi e Ettore Bresciani Filho (coordenação).

Boa Leitura!

Eduardo Vieira da Costa Guaragna

Diretor-Presidente da ABQ

 

Icone_download_livro_ABQ

 

Ou se preferir você pode acessar os capítulos de seu insteresse clicando nos títulos abaixo:

 

CLIQUE NO TÍTULO DO CAPÍTULO PARA ACESSAR

 

CAPÍTULO I

O LEGADO DO PBQP E NOVOS DESAFIOS PARA UM BRASIL COMPETITIVO E SUSTENTÁVEL

CAPÍTULO II

QUALIDADE: REFERENCIAIS HISTÓRICOS PARA UMA VISÃO DE FUTURO

CAPÍTULO III

A QUALIDADE NO DESENVOLVIMENTO NACIONAL

CAPÍTULO IV

INTERAÇÃO ENTRE ANÁLISE DO VALOR E DESIGN THINKING E OUTRAS FERRAMENTAS MAIS RECENTES

CAPÍTULO V

APRENDIZADO ORGANIZACIONAL: O CAMINHO PARA A EXCELÊNCIA E A COMPETITIVIDADE

CAPÍTULO VI

REFLEXÕES E NOVOS CAMINHOS

CAPÍTULO VII

ESTATÍSTICA E QUALIDADE: ATÉ ONDE VAI UMA, ATÉ ONDE SEGUE A OUTRA?

CAPÍTULO VIII

O MODELO DE EXCELÊNCIA DA FNQ: EVOLUINDO FRENTE A CENÁRIOS IMPREVISÍVEIS DE MUDANÇAS EXPONENCIAIS

CAPÍTULO IX

POBREZA E DESIGUALDADE E SUAS RELAÇÕES COM FELICIDADE

CAPÍTULO X

ESCOLAS DE PENSAMENTO DA GESTÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

CAPÍTULO XI

QUALIDADE E SEGURANÇA EM SAÚDE: A VISÃO DO PACIENTE

 

 

Os capítulos publicados refletem a opinião dos autores e não necessariamente a da Academia Brasileira da Qualidade.