Pinhais continua na incessante busca da melhoria da gestão municipal

Reprodução Google Maps

B. V. Dagnino

 

Em artigo anterior comentamos o entusiasmo com que a ideia de utilizar a norma ABNT NBR ISO 18091 para melhoria da gestão municipal envolveu a cúpula e um grupo de servidores da Prefeitura de Pinhais (PR). Como resultado de oficina de trabalho de auto-avaliação quanto ao estágio em que se encontrava a Prefeitura nos 39 indicadores qualitativos propostos pela norma, um plano de ação foi elaborado.

Nele constaram centenas de atividades para evoluir do nível amarelo para o verde ou do vermelho para o amarelo quanto aos aspectos institucionais, econômicos, ambientais e sociais da administração do município. Dezenas de servidores participaram da oficina, debatendo acaloradamente ideias de ações de melhoria, que eram registradas em tempo real utilizando o software Access.

Uma segunda oficina de trabalho foi realizada para avaliar o nível da gestão no que diz respeito a requisitos do sistema de gestão da qualidade, que não faz parte da versão atual da norma. Foi usada uma tabela tricolor desenvolvida pelo signatário como base da auto-avaliação de práticas como controle de não-conformidades, ações corretivas e preventivas, controle de documentação, projeto de serviços, compras, etc. Está sendo proposto que essa nova tabela seja incluída na nova versão da norma, ora sendo elaborada por GT da ISO, que será alinhada com a ABNT NBR ISO 9001:2015.

Foi definida a estrutura de documentação que incluirá procedimentos para padronizar as atividades administrativas e operacionais da Prefeitura. Em realidade já existem muitos documentos disponíveis, porém há necessidade de padronizar sua forma e conteúdo, numeração, processo de elaboração, aprovação e cancelamento etc.

Um curso para auditores internos foi ministrado para uma turma de 21 funcionários, habilitando-os a verificar de forma independente a conformidade das ações executadas em relação aos padrões definidos, com o uso de listas de verificação. A instrutora foi Deise Cristina Wischral que, mais uma vez em caráter voluntário, dedicou muitas horas à preparação e apresentação do treinamento.

Interessante foi o método utilizado para formar a turma: os interessados responderam à pergunta “Por que eu devo ser selecionado para receber a Capacitação de Formação de Auditor Interno da Qualidade?”, publicada em boletim eletrônico interno. Como no caso das oficinas, os participantes receberam um certificado atestando sua frequência ao curso, com a chancela do CB-25 – Comitê Brasileiro da Qualidade da ABNT.

Interessante mencionar que todo o processo se reveste de ações formais, como por exemplo: a assinatura pela Prefeitura de Termo de Adesão à iniciativa da Organização Social do Brasil (OSBrasil) em maio em evento em Brasília; e a criação de um Comitê, com base em procedimento detalhado quanto à sua formação e atribuições, de forma a multiplicar as ações de implementação do Programa em todos os setores da Prefeitura.

Um vídeo está sendo produzido pela OSBrasil, que será utilizado para difundir a experiência pioneira de Pinhais, de forma a multiplicá-la no maior número possível de municípios brasileiros. Nesse sentido também estão sendo realizados contatos com autoridades federais, de forma a possibilitar a estruturação de um projeto em nível nacional. Estão também sendo tentados contatos com entidades que congregam prefeitos e municípios para divulgar a norma e obter sua adesão.

Sem dúvida a tarefa é gigantesca, se forem considerados os mais de 5.500 municípios brasileiros. Porém a semente foi plantada em Pinhais, e se espera que essa experiência bem sucedida sirva de exemplo e base para sua frutificação pelo Brasil afora.

 

B. V. Dagnino é vice presidente da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) e diretor técnico da Qualifactory Consultoria.

Este artigo expressa a opinião dos Autores e não de suas organizações.

Siga-nos nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados