De acordo com os procedimentos da International Organization for Standardization – ISO, todas as suas normas devem passar por um processo chamado Revisão Sistemática, no máximo a cada cinco anos, para determinar se continuam atuais e relevantes ou se devem ser revisadas, emendadas, mantidas ou descartadas.
A atual versão 2015 da norma ISO 9001 passou por esse processo ao completar cinco anos de publicação e o resultado foi que deveria ser mantida sem alterações. Desde sua primeira edição, é a primeira vez que a norma ISO 9001 foi confirmada, ainda que por uma pequena maioria de votos.
Para evitar que a norma permanecesse mais um longo período aguardando um novo processo de revisão, foi determinado também que deveriam ser iniciados estudos para se avaliar a oportunidade de antecipação do novo processo de revisão sistemática. Para dar conta dessa tarefa, o Subcomitê SC2 do ISO/TC 176 – Sistemas da Qualidade, responsável pela edição da norma, estabeleceu o grupo tarefa TG 05 – Preparando para uma potencial revisão da ISO 9001. O TG 05 avaliou primeiramente a necessidade de uma revisão antecipada da ISO 9001, posteriormente desenvolveu a Especificação de Projeto e finalmente elencou os prós e contras para tal revisão.
Na semana, entre os dias 8 e 13 de outubro de 2023, o TC176 e seus subcomitês, entre eles o SC2, reuniram-se em plenária na cidade de Kigali, Ruanda, quando foi definido o cronograma do projeto de revisão da ISO 9001.
Entre outros assuntos, definiu-se que a revisão passará por um processo com 24 meses de duração, resultando na publicação da nova versão em dezembro de 2025 e que o escopo da atual versão será mantido. Foram também designados o Líder do grupo de trabalho e a equipe de apoio ao líder que desenvolverão o projeto. Nos próximos dias, cada país ou entidade liaison deverá designar seus delegados para compor o grupo de trabalho. Como nos processos de revisão anteriores, deveremos participar de todas as fases de desenvolvimento da nova versão.
Para apoiar a delegação brasileira nas etapas internacionais comporemos um grupo de trabalho em nível nacional já nas próximas semanas. Faremos o máximo esforço para que esse grupo seja representativo de produtores, consumidores e todos os demais grupo de interesse relevantes e consequentemente possam encaminhar suas necessidades e expectativas com relação à nova edição.
Mantenha-se informado acompanhando as atividades do Comitê Brasileiro da Qualidade ABNT/CB-25, único representante oficial brasileiro no Comitê Internacional ISO/TC 176.
Luiz Carlos do Nascimento
Superintendente do ABNT/CB-25
Líder da delegação brasileira
Membro da ABQ
São Paulo,15 de outubro de 2023.
2 comentário sobre “Começa a revisão da norma ISO 9001”
Que essa revisão possa incluir adequaçoes mais focadas no fortalecimento das práticas de ESG nas organizações.
São informações relevantes e que devem ser republicados, sempre houver novas atualizações.