GESTÃO E QUALIDADE

GESTÃO E QUALIDADE

Por Caio Márcio Becker Soares*

 

Há cinquenta anos o autor desse texto foi Gerente de Controle da Qualidade de uma multinacional americana. A empresa atuava no mercado de equipamentos e componentes eletrônicos em nível mundial.

Me lembro que eu tinha mais colaboradores – inspetores da qualidade no meu departamento do que o gerente de fabricação tinha colaboradores nas suas linhas de montagem. Era a filosofia de gestão da época que privilegiava a qualidade e valorizava pouco uma gestão adequada.

Essa situação se manteve ao longo de muitos anos em muitas empresas. Felizmente esse conceito de gestão foi se alterando com a gestão adquirindo a importância que ela tem.

Entretanto, esse foco na qualidade se mantém até hoje. Falamos em gestão da qualidade, consideramos a qualidade como solução para todos os problemas. Esse modo de ver a qualidade não está correto. Explico a seguir:

A gestão de uma empresa engloba todas as responsabilidades e ações para conduzir as muitas atividades da empresa, principalmente os seus processos, operacionais e administrativos. Assim, se os processos forem corretamente desenhados, executados com responsabilidade por pessoas adequadamente treinadas e devidamente controlados na sua execução, os produtos ou serviços obtidos nesses processos terão a qualidade esperada e necessária. A qualidade será observada quando os produtos ou serviços atenderem as necessidades e as expectativas das pessoas que demandam esses produtos ou serviços, essencialmente, os clientes da empresa.

De forma similar, a produtividade dos processos será obtida se eles forem corretamente projetados, executados e controlados. Lembrando que a produtividade vem de fazer a coisa certa na hora certa.

Isso posto, verifica-se que a qualidade e a produtividade decorrem dos processos, ou são produtos dos processos. Ou seja, a qualidade e a produtividade, além de outros fatores, são produtos da gestão empresarial. Se a gestão da empresa for corretamente projetada, executada e controlada, a empresa terá qualidade e produtividade naquilo que ela faz.  Dessa forma, temos que focar na gestão empresarial e não unicamente na qualidade.

Reconheço que essa mudança de visão, da gestão da qualidade para a gestão da empresa, vai chocar algumas pessoas, mas é a maneira correta para se tratar esse tema tão importante para as empresas.

Os empresários têm à sua disposição alguns pontos de apoio para o aperfeiçoamento da gestão das suas empresas. Entre outros, citamos:

  • O Manual ABQ para a Gestão Empresarial – para as pequenas empresas e seus empresários. O manual orienta os empresários nas práticas de gestão para a satisfação das necessidades das partes interessadas na sua empresa. Está disponível para download gratuito no site da ABQ – abqualidade.org.br.
  • O Modelo de Excelência da Gestão – MEG da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. Baseado nos Fundamentos da Excelência, orienta os empresários para a excelência da gestão na sua empresa. O MEG pode ser consultado no site da FNQ – fnq.org.br.
  • As normas ABNT/ISO 9001. A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas e a ISO é a Organização Internacional de Padrões. As normas ABNT/ISO orientam o empresário na organização da gestão na sua empresa. Podem ser consultadas no site da ABNT – abnt.org.br.

Para uma verificação externa e um reconhecimento para a gestão da sua empresa o empresário pode participar nos prêmios da qualidade que estão disponíveis:

  • A FNQ realiza o Prêmio Melhores em Gestão em nível nacional. A participação nessa premiação é indicada para as empresas que já têm uma gestão empresarial estruturada e buscam reconhecimento e oportunidades para melhoria.
  • Em Minas Gerais a União Brasileira para a Qualidade – UBQ promove o Melhores em Gestão em parceria com a FNQ. Nessa premiação existe uma categoria de avaliação para as pequenas empresas, usando como referência o Manual ABQ para a Gestão Empresarial.
  • Também em Minas a Associação Comercial promove o Mérito ACMinas, que tem como referência o Manual ABQ para a Gestão Empresarial.
  • A aplicação das normas ABNT/ISO pode ser auditada e certificada por meio das Auditorias da Qualidade que são realizadas por empresas credenciadas para essa certificação.

O trabalho e a atenção com a gestão empresarial são fundamentais para a qualidade dos produtos e serviços e a produtividade dos processos da empresa. Com qualidade e produtividade fica assegurada a competitividade da empresa. E com qualidade, produtividade e competitividade fica garantida a sobrevivência da empresa.

Esperamos que os nossos empresários se sensibilizem e motivem com a importância da gestão na sua empresa.

 

*Caio Márcio Becker Soares é Engenheiro Eletricista (UFMG), Diretor da Q&P Tecnologia em Qualidade, Examinador e Instrutor da FNQ desde 1992, Coordenador da Comissão Técnica do Programa Mineiro de Qualidade e Produtividade (PMQP) desde 2002 e Diretor Executivo do Instituto Qualidade e Produtividade Minas (IQPM) desde 2011.

Os artigos publicados refletem a opinião dos autores e não necessariamente
a da Academia Brasileira da Qualidade.

Siga-nos nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados