sexta-feira, abril 26, 2024
Home Eventos-abq Live ABQ 06 – Certificação de Sistemas de Gestão na era da COVID-19

Local Time

  • Timezone: America/New_York
  • Date: 14 10 2020
  • Time: 17:00 - 18:00

Localização

ABQ Online
Online
Categoria
Chamadas_lives_site_ABQ_012021
Parceria_lives_ABQ_haroldo_ribeiro_PDCA_072021
Chamada_podcast_ABQ_2022

Data

14 10 2020

Tempo

18:00 - 19:00

Live ABQ 06 – Certificação de Sistemas de Gestão na era da COVID-19

A ABQ continua com a sua iniciativa de Lives, após o sucesso da última, que tratou de Qualidade no Saneamento Ambiental: mais gestão, mais universalização, no dia 30/9.

No dia 14/10/2020, tivemos a Live com o tema Certificação de Sistemas de Gestão na era da COVID-19, com a participação dos acadêmicos Nigel Croft e Joaquim Ferreira.

O fenômeno da ISO 9001, junto com sua certificação independente (de 3ª parte) transformou a forma em que compradores avaliaram a confiabilidade de seus fornecedores. Ao invés de realizarem auditorias de 2ª parte feitas (e pagas!) por eles, os grandes compradores conseguiram efetivamente “repassar” esta responsabilidade (e os custos!) para seus fornecedores, através de suas exigências da certificação independente. Por outro lado, isso reduziu muitíssimo o número de auditorias diferentes a que os fornecedores tinham que se submeter.

De forma geral, a certificação ISO 9001 (e de outras normas de sistemas de gestão) tem trazido resultados extremamente positivos, e estudos recentes conduzidos pelo ONUDI (Organização das Nações Unidas para Desenvolvimento Industrial) tem reafirmado isso (inclusive no Brasil), tanto pelo ponto de vista de organizações que implantaram ISO 9001, como de seus clientes, que observaram desempenhos melhores comparado com fornecedores não-certificados. Mas o crescimento exponencial destas certificações não se deu sem percalços e problemas.

Por outro lado, as perspectivas para a retomada da economia e o novo contexto pós COVID realçam a importância das certificações de sistemas de gestão como instrumento de confiança no mercado.

Com o propósito de discutir a importância da certificação dos sistemas de gestão e sua evolução nesse novo mundo Pós COVID 19, a ABQ realiza esta live com dois acadêmicos especialistas internacionais renomados.

Nigel Croft abordou as tendências atuais para a certificação de sistemas de gestão a partir da suas experiências internacionais na ISO e no IAF, inclusive as tendências da utilização de técnicas de auditoria remota.

Joaquim Ferreira com a sua destacada experiência internacional na certificação de sistemas de gestão (Diretor de Certificação da Fundação Vanzolini e ex Vice-Presidente da IQNet International Certification Network) compartilhará a visão e experiência de que faz e as percepções e expectativas quanto à certificação de sistemas de gestão neste novo contexto.

 

Para acessar a live clique aqui!

Debatedores:

Nigel Croft

Formado em Ciências Naturais (Cambridge), com pós-graduação e pós-doutorado nas Universidades de Sheffield e Berkeley. De 2010 – 2018, era Presidente do subcomitê da ISO responsável pela ISO 9001:2015 e atualmente coordena o Grupo de Trabalho internacional responsável pela revisão do “Anexo SL” das Diretivas da ISO (base para todas as normas de sistema de gestão). Participa ativamente no IAF (International Accreditation Forum) desde 1998.

 

Joaquim Ferreira

Engenheiro, Mestre ( Stanford University)e Doutor (EPUSP), Professor EPUSP, Diretor de Certificação e Presidente do Conselho Curador Fundação Vanzolini, ex Vice-Presidente da IQNet International Certification Network, ex Membro do Board da SB Alliance, Conselheiro CONSIC /FIESP.

 

Moderadores

José Augusto Abreu

Acadêmico da ABQ.

 

Kleber Nóbrega

Acadêmico da ABQ.

 

Se quiser saber mais sobre a ABQ, visite a nossa página www.abqualidade.org.br ou siga-nos no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *