GESPÚBLICA: novo ano, nova marca

Joelson Vellozo Jr.

 

Há 11 anos, em 23 de fevereiro de 2005, era publicado o Decreto 5.378. Por intermédio dele, foi instituído o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA. Tratava-se de uma mensagem clara do Estado brasileiro no sentido de avançar uma agenda de gestão conectada com a demanda da sociedade por serviços públicos de melhor qualidade.

11 anos – e muitos desafios — depois, o GESPÚBLICA passou por mudanças e também por consolidações. Neste último caso, impossível não citar a consolidação da cultura da excelência em diversas organizações e de um imenso senso de comunidade com que o Programa historicamente se associou.

O Programa amadureceu o seu “jeito de fazer” diante das lições aprendidas nos anos de história que colecionou. Hoje, há um conjunto de princípios que norteiam a ação da coordenação nacional do GESPÚBLICA e que, acreditamos, será muito importante para o seu fortalecimento nos anos que virão.

Entre os princípios mais relevantes, vale mencionar o foco total no valor público entregue pela ação pública ao cidadão. Nenhuma ferramenta ou metodologia do Programa tem um fim em si mesma. Elas precisam ter uma “entrega útil” à organização pública destinatária e, por consequência, ao cidadão.

Adicionalmente, devemos ter obsessão pela simplicidade, pela adaptabilidade e pelo “aprendizado social” das soluções oferecidas pelo GESPÚBLICA. Em outras palavras, nosso linguajar, ferramentas e métodos precisam conversar com o universo imenso e distinto das realidades organizacionais públicas no Brasil, precisam ser aplicáveis em diferentes contextos e, obviamente, precisam aprender e evoluir a partir dos usos que organizações e pessoas façam deles.

Ao mesmo tempo, tal como em qualquer comunidade de sucesso, o GESPÚBLICA precisa abraçar cada vez mais a cooperação radical e intersetorial, inclusive com parceiros privados. Quanto mais diversa e íntima for a natureza desta comunidade, mais o GESPÚBLICA terá condições e autoridade de falar para as organizações públicas e para os brasileiros. É disso que precisamos e é com isso em mente que avançaremos pelo caminho.

Para simbolizar estes princípios e para trazer novo ânimo para a nossa caminhada, o GESPÚBLICA apresenta hoje, no seu aniversário, uma nova identidade visual. Resultado de uma eleição nacional, a nova marca comunica o novo, mas sem perder sua tradição. Além disso, a marca agora tem uma aplicação mais fácil e apropriada em diferentes contextos, tal como desejamos que sejam as ferramentas e as metodologias do Programa. Que venham os próximos 11 anos! Parabéns, GESPÚBLICA!

 

Joelson Vellozo Jr. é coordenador nacional do GESPÚBLICA.

Este artigo expressa a opinião dos Autores e não de suas organizações.

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