A ABQ outorgará ao Economista Marcus Vinícius Pratini de Moraes o Prêmio Personalidade da Qualidade 2021 no dia 12 de novembro quando da realização do VIII Seminário ABQ da Qualidade sec.XXI.
O Prêmio ABQ Personalidade da Qualidade é o maior reconhecimento outorgado anualmente pela Academia à personalidades vivas brasileiras ou intimamente ligadas à vida da nação brasileira, não pertencentes à Academia, que tenham dado significativa contribuição ao tema Gestão da Qualidade no Brasil no sentido amplo.
Anualmente cada Acadêmico pode fazer uma indicação, que deverá ser endossada por mais dois Acadêmicos. As personalidades indicadas deverão ter idade mínima de 40 anos completos em novembro do ano de premiação, conduta pessoal ilibada, não envolvimento político-partidário atual ostensivo e apresentar significativa contribuição para a gestão da qualidade.
O processo de premiação é conduzido por uma Comissão de sete membros composta pelos integrantes do Conselho Consultivo da ABQ e mais dois membros adicionais da entidade indicados pela Diretoria. O processo de premiação tem duas etapas:
- 1ª.) A Comissão procede à análise dos candidatos indicados ao prêmio e define, preferencialmente por consenso, até três (3) dentre os Candidatos indicados para passarem para a segunda etapa.
- 2ª.) Os nomes selecionados pela Comissão são submetidos a votação pelo conjunto de Acadêmicos Titulares, sendo indicado à premiação o mais votado, desde que seja aprovado por pelo menos 2/3 dos votos válidos e que o número de votos atinja pelo menos 2/3 dos Acadêmicos Titulares.
No ciclo 2019 o Prêmio foi concedido ao ex- Ministro Alysson Paolinelli. Não houve concessão relativa ao ano de 2020. Neste ciclo de 2021 a Comissão recebeu quatro indicações e foram aprovados para escrutínio pelos 45 Acadêmicos Titulares as indicações de três Candidatos, tendo sido eleito o Economista Marcus Vinícius Pratini de Moraes.
Este reconhecimento deve-se ao seu empenho, como Ministro da Indústria e do Comércio, ao propor a criação do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade, abrangendo o SINMETRO, CONMETRO e INMETRO e a iniciativa privada; como Ministro da Agricultura e Abastecimento, ao promover cursos no campo da Qualidade, de preparação para a certificação ISO 9000 para os servidores do INMET, CEPLAC E DFA; além de suas atividades nos Ministérios, atuou em questões relacionadas com a Qualidade, ao tomar parte em grupos empresariais, entidades de classe, consultoria e magistério, bem como deputado federal.
A ABQ sente-se honrada com o reconhecimento dado e este ilustre brasileiro.
Eduardo Guaragna
Diretor-Presidente da ABQ