sexta-feira, março 29, 2024

ABQ participou do VI Simpósio de Práticas de Gestão da Marinha

Programa_netuno_ABQ

APRESENTAÇÃO

O Programa Netuno foi criado em 2006 e implementado em 2007 para aprimorar a gestão das Organizações Militares (OM), tendo como base fundamentos de excelência em gestão e ferramentas consagradas em organizações que se destacam mundialmente, denominadas de «classe mundial». Após dez anos de sua aplicação, verifica-se que a sistemática do Programa Netuno gera melhores resultados para as OM, tornando-as mais eficientes e eficazes.

O nome “Netuno” foi atribuído devido às características comuns entre o Deus Marinho e o Programa Proposto. Sob a ótica da mitologia, Netuno, filho de Saturno e Reia, recebeu da partilha do Universo, o mar, as ilhas e todas as ribeiras. Mesmo do fundo do mar em que está sua morada, sabe tudo o que se passa em seu reino. Assim como Netuno, os administradores navais possuem sabedoria e tranquilidade nas horas difíceis e agem com conhecimento e habilidade, quando se faz necessário.

 

OBJETIVOS

São objetivos do Programa:

  • instrumentalizar as organizações militares com ferramentas de análise e melhoria de processos, promovendo a eficiência por meio do melhor aproveitamento dos recursos;
  • acompanhar e avaliar as ações de melhoria da qualidade dos serviços das OM alinhadas com os conceitos do Gespública, premiando aquelas que se destacarem;
  • incentivar a capacitação e participação do pessoal por meio de treinamentos contínuos e premiar as iniciativas de destaque; e
  • sensibilizar os diversos níveis da estrutura naval para a importância do Programa.

 

SIMPÓSIO DE PRÁTICAS DE GESTÃO

Na busca pela melhoria da qualidade dos serviços e da administração organizacional, diversas atividades são realizadas e geridas por intermédio do Programa Netuno, como adestramentos, capacitações e Simpósios de Práticas de Gestão, abrangendo todas as organizações da Marinha do Brasil, tanto em território nacional, quanto nas comissões e representações da Marinha no exterior. Os avanços da gestão nas organizações e o profissionalismo empreendido já apresentam resultados sólidos, representados pela participação e busca por certificações e premiações junto à sociedade civil.

Simpósio de Práticas de Gestão é o principal evento do Programa Netuno, programa de excelência em gestão da Marinha do Brasil. Desde 2007, o Simpósio tem sido realizado bienalmente com a presença do pessoal da Marinha e de representantes das demais Forças Armadas, da academia e de empresas reconhecidas pela excelência em gestão.

Além de apresentações por palestrantes renomados, no evento é realizada a Premiação do Programa Netuno, destinada a reconhecer as Organizações Militares da Marinha que se destacaram em sua gestão e em iniciativas inovadoras.

 

– Tema

A VI edição do Simpósio tem como tema os “10 anos do Programa Netuno – Excelência em Gestão na Marinha do Brasil”.

Neste ano de celebração, o Simpósio de Práticas de Gestão representa um marco na prospecção de novos caminhos que contribuam para a contínua evolução da excelência em gestão em nossa Marinha.

programa_netuno_logo

 

– Período e local de realização

26 de junho de 2017, no Museu do Amanhã

museu-do-amanha

 

– Público-Alvo

Comandantes e Diretores de OM, elementos de contato do Programa Netuno e convidados das demais Forças, da Academia e organizações parceiras relacionadas à excelência em gestão.

 

– Número previsto de participantes

Capacidade máxima do auditório é de 377 pessoas.

 

– Projeto Social convidado para a abertura

Na abertura do Simpósio será realizada uma apresentação do coral do Projeto More, que cantou o Hino Nacional na abertura das Olimpíadas.

Há mais de 10 anos, a ONG More ajuda crianças de comunidades carentes do Fonseca, Zona Norte de Niterói. Na instituição, as crianças têm aula de reforço escolar, idiomas, esportes e artes. Para participar é preciso estar matriculado na escola e comprovar a carência.

O Projeto More é uma organização não governamental e sem fins lucrativos.

Projeto More

 

– Palestrantes convidados

 

• Gleisson Cardoso – Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Gleisson Cardoso

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), foi presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Secretário de Gestão na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (2011-2015).

No Ministério da Educação, foi diretor do Programa Brasil Profissionalizado e coordenador-geral de Supervisão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (2004-2008). O novo secretário é licenciado em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (MG).

Área/Tema proposto: Gestão para Excelência.

 

• Márcio Fernandes – Diretor-Presidente da Elektro e Presidente do Conselho Curador da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Marcio Fernandes ABQ

Eleito o Líder mais admirado do país pela Revista «Você S/A», Márcio Fernandes, presidente da Elektro, uma das maiores distribuidoras de energia do país, elaborou uma nova Filosofia de Gestão, que desafia o modelo tradicional e propõe ao mundo corporativo uma nova possibilidade: «A Felicidade dá lucro». Sua formação é de Administrador de empresas, pós-graduado e com MBA em Finanças na USP, no Brasil, e outros desenvolvimentos nos Estados Unidos e Europa, em universidades como Stanford, Insead e IMD.

Área/Tema proposto: Gestão de Pessoas – Felicidade dá lucro.

 

• Evandro G. Lorentz – Membro da Academia Brasileira da Qualidade.

Evandro G. Lorentz ABQ

Engenheiro e Matemático, Msc. Professor Convidado da Fundação Dom Cabral, Coordenador do Curso Master (M. Eng.) em Engenharia da Qualidade da PUC Minas, ASQ Fellow (Certificação concedida pela American Society for Quality), CQE (Certificado de Qualidade de Engenheiro), CQA (Centro de Qualidade Analítica).

Área/Tema proposto: Gestão de Riscos e Gestão do Conhecimento.

Sergio Besserman ABQ

• Sérgio Besserman Vianna – Presidente do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, foi presidente do IBGE, professor adjunto do Departamento de Economia da PUC-Rio e economista do BNDES cedido à Prefeitura do Rio de Janeiro.

Ambientalista, é membro do conselho diretor da WWF Brasil e trabalha no tema «Mudanças Climáticas» desde 1992, tendo sido membro da Comissão diplomática brasileira em duas Conferências das Partes da ONU.

Foi presidente do Instituto Pereira Passos da cidade do Rio de Janeiro e presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e de Governança Metropolitana da Cidade.

É comentarista de sustentabilidade na Globonews e da cidade na rádio CBN.

Área/Tema proposto: Sustentabilidade e Resiliência.

 

• Paulo Storani – Consultor de Empresas na área de treinamento.

Paulo Storani ABQ

Graduado pela Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), Pós-graduado em Treinamento Físico pela Universidade Gama Filho, Pós-Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal Fluminense.

Foi Secretário Municipal de Segurança Pública de São Gonçalo, Diretor de Recursos Humanos da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e Professor da matéria Liderança e Processo Decisório da Academia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e da Escola Superior da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Instrutor das disciplinas Liderança, Administração de Tropas Especiais, Instrução Tática Individual, Assalto Tático e Tiro Tático nos Cursos de Operações Especiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) – 1995/97.

Coordenador do 9º Curso de Operações Especiais – BOPE – 1996 e Consultor de Operações Especiais do filme “Tropa de Elite”.

Área/Tema proposto: Liderança – Equipes de Alto Desempenho.

 

 

Fonte: Programa Netuno 

Este artigo expressa a opinião dos Autores e não de suas organizações.

Siga-nos nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados