terça-feira, abril 16, 2024

ABQ revive a comemoração do Dia Mundial da Qualidade (DMQ)

O mundo comemorará no próximo dia 12 de Novembro o Dia Mundial da Qualidade (DMQ), com eventos em grande número de países. A data, que estava meio esquecida no Brasil, foi celebrada pela Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) com o I Seminário Qualidade Século XXI no dia 13 de novembro de 2014 no Salão Nobre da FIESP. O evento foi assistido presencialmente por quase 200 participantes e mais de 600 internautas.

É sempre bom relembrar um pouco de história: o tema Qualidade é de tal relevância que a Organização das Nações Unidas criou o Dia Mundial da Qualidade, a partir de inciativas da então American Society for Quality Control (ASQC -hoje ASQ) e da Japanese Union of Scientists and Engineers (JUSE).

No Brasil estão em andamento acelerado os preparativos para o II Seminário ABQ Qualidade Século XXI. Até o presente quatro patrocinadores e 30 apoiadores já estão confirmados. Já há 665 internautas inscritos, número que será multiplicado pelas 25 salas de recepção já confirmadas.

Esse número deve crescer significativamente nos próximos dias. A meta é atingir ao menos 5.000 participantes virtuais. Foram recebidas 300 perguntas dos inscritos via Web, sendo que as primeiras 217 foram encaminhadas para uso pelos palestrantes, de acordo com o assunto.

Exemplos de iniciativas em outros países estão disponíveis em www.worldqualitymonth.org, onde são relacionados eventos em: EUA, Canadá, Hungria, Suécia, China, Emirados Árabes Unidos e Austrália. Nessa página também estão disponíveis diversos materiais, como kits , vídeos e ideias para a comemoração. O Chartered Quality Institute do Reino Unido (CQI) – http://www.thecqi.org/Community/World-Quality-Day/ convida todos a se juntar na criação de “Doces Sonhos”, mergulhando no mundo do chocolate (do fazendeiro ao consumidor, a cadeia de produção está sendo usada para aumentar a conscientização para a importância da qualidade).

Ao final do evento deverá ser apresentado um sumário da pesquisa de opinião sobre Qualidade e Normalização realizada em parceria com a Target. Durante a confraternização o cientista e Acadêmico José Israel Vargas, ex- Ministro da Ciência e Tecnologia, assinará o livro “Desafiando Fronteiras” sobre sua biografia.

 

Informações adicionais podem ser obtidas em www.abqualidade.org.br/Eventos

Este artigo expressa a opinião dos Autores e não de suas organizações.

Siga-nos nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados