quinta-feira, março 28, 2024

Acadêmico Reinaldo B. Figueiredo presidente do ISO/CASCO

Reinaldo_figueiredo_02O Acadêmico Reinaldo Balbino Figueiredo foi recentemente eleito, para o biênio de 2020/2021, como chairman (presidente) do ISO/CASCO, o Comitê da ISO – Organização Internacional de Normalização responsável pelas normas e orientações para as atividades de avaliação da conformidade e acreditação. Os documentos da ISO são as referências internacionais para as atividades, amplamente reconhecidas, tais como nos acordos de comércio bilaterais e regionais entre países. Cabe destacar a aplicação destes documentos nos acordos de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias – SPC e de Barreiras Técnicas ao Comércio – TBT da OMC – Organização Mundial do Comércio.

Reinaldo Balbino, paranaense de São Pedro do Ivaí, é engenheiro metalúrgico pela Universidade Vale do Rio Doce, com várias pós-graduções, e tem uma sólida carreira de destaque internacional nas áreas da qualidade, normalização e regulamentação e avaliação da conformidade e acreditação.

Reinaldo_figueiredo_01Trabalhando no ANSI – American National Standards Institute desde 1999, atualmente é o Senior Program Director Accreditation of Product/Services/ Process CAB no ANSI National Accreditation Board. Como profissional do ANSI tem uma intensa atuação nacional (nos EUA) e internacional nos temas da normalização e da avaliação da conformidade, inclusive no ISO/CASCO, no IAF – Forum Internacional de Acreditação, na APAC – Cooperação da Ásia e Pacífico para a Acreditação, da qual é Membro do Conselho de Governança para o período de 2018 a 2020, além de várias iniciativas internacionais de avaliação da conformidade.

De 1982 a 1999 trabalhou no Inmetro, assumindo diversas funções, dentre as quais Diretor da Qualidade e Produtividade e Coordenador da Área Internacional do Instituto, onde teve oportunidade de dar grandes contribuições para a qualidade, a normalização e regulamentação e a avaliação da conformidade no Brasil e ao nível internacional. Foi um dos participantes da criação do “o Sistema Brasileiro de Certificação”, como parte do PBQP – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade, da IAAC – Cooperação Inter Americana de Acreditação e do IAF. Teve participação ativa em diversos fóruns nacionais e internacionais, inclusive na ABNT, no ABNT/CB 25 – Qualidade, onde coordenou os trabalhos do comitê espelho brasileiro do ISO/CASCO (CT-1).

 

Reinaldo Balbino é um profissional internacional reconhecido e este novo desafio é o justo reconhecimento da sua competência, que só engrandece tê-lo entre os membros da Academia Brasileira da Qualidade.

Este artigo expressa a opinião dos Autores e não de suas organizações.

Siga-nos nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados