sexta-feira, abril 19, 2024

Acadêmicos da ABQ participam do simpósio de práticas de gestão da Marinha

Três acadêmicos, Claudius D’Artagnan, Jairo Martins e Vicente Falconi, partiparam do V Simpósio de Práticas de Gestão da Marinha, realizado nas tardes dos dias 24 e 25 de junho no auditório da Escola Naval no Rio de Janeiro. D’Artagnan enfatizou os aspectos humanos da qualidades e as línguas usadas pelos diferentes níveis hierárquicos de uma organização. Jairo enfocou a história e projetou o futuro da gestão no Brasil e no Mundo. Falconi participou de talk show, respondendo às perguntas de um entrevistador.

O evento contou com a participação de 1.500 oficiais, subalternos e civis, e foi aberto pelo comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. O Simpósio de Práticas de Gestão é parte integrante das atividades que concorrem para solidificar o programa de excelência gerencial da Marinha do Brasil (MB), Programa Netuno, e possui como propósito contribuir para o aprimoramento da gestão na Força, de modo que a excelência em gestão seja internalizada na instituição, tornando-se autossustentável.

Objetiva, em particular, inspirar, capacitar e motivar militares e servidores civis, incentivando a ampla participação e as trocas de experiências, por intermédio da interatividade propiciada pela apresentação de boas práticas de gestão empreendidas no seio das organizações que vêm se destacando na condução de suas atividades.

De igual modo, busca-se fomentar a reflexão crítica acerca das atividades de administração geral por intermédio de explanações e o compartilhamento de conhecimentos trazidos por conferencistas de notório saber e atuação em áreas relacionadas, em especial, ao exercício da liderança, motivação, inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e gestão.

O evento também é franqueado à participação da sociedade em sua amplitude, pois pode ser identificado como um fórum de discussão onde todas as pessoas poderão contribuir com suas vivências e conhecimentos técnicos em benefício da construção de um ambiente colaborativo em que as boas práticas de gestão são apresentadas e multiplicadas, formando uma grande rede de relacionamentos e parcerias para a conquista de melhores qualidade de trabalho e crescimento pessoal, e profissional.

Sua realização em caráter periódico busca contribuir, dentre outros objetivos, para: proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e experiências; estimular a sintonia com os novos paradigmas da gestão; disseminar as boas práticas como referenciais a serem conquistados e aplicados; contribuir para o aumento da visibilidade da MB por seus esforços e pelo incremento da qualidade de sua gestão; estimular a postura pró-ativa, criativa e inovadora; e construir um futuro alvissareiro, mediante a atuação dedicada, motivada e competente de seu pessoal.

No simpósio foram reconhecidas diversas organizações da Marinha pelo nível atingido pelos seus sistemas de gestão, inclusive o Navio-Escola Brasil, que realiza anualmente a viagem de instrução com os novos Guardas-Marinha, e um órgão do Corpo de Fuzileiros Navais.

Este artigo expressa a opinião dos Autores e não de suas organizações.

Siga-nos nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados