terça-feira, abril 23, 2024

IQA homenageia acadêmicos da ABQ

 

São Paulo, 17 de setembro de 2020 – Em homenagem a personalidades que contribuíram de forma expressiva na criação e desenvolvimento do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, o instituto, ao inaugurar a nova sede, fez questão de homenagear os acadêmicos da ABQ (Academia Brasileira da Qualidade) Dorothea Werneck e Márcio Migues, ambos indispensáveis para a evolução da Qualidade no setor automotivo brasileiro como um todo.

Dorothea foi primordial na criação e consolidação do IQA. Na época, em 1995, ocupava o cargo de Ministra da Indústria e Comércio, e forneceu total apoio à criação do Instituto. Para homenageá-la, a sala de reuniões do 3º andar leva o nome dela.

Márcio Migues atua no IQA desde a fundação, em 1995. Foi o presidente da Diretoria Executiva que esteve mais tempo à frente do IQA, tendo sido eleito por sete biênios. Sob sua gestão, diversos desafios foram conquistados, como a ampliação do escopo de autopeças com certificação compulsória e a ampliação da atuação regional do IQA para todas as regiões do Brasil. A sala de reuniões no térreo é em homenagem a Migues.

 

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva (www.iqa.org.br.)

Criado em 1995 por entidades do setor automotivo e do governo, tais como Anfavea, Sindipeças, Denatran e outras, oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório

Especializado em mobilidade, o IQA é um organismo de certificação sem fins lucrativos acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro e parceiro de organismos internacionais como AIAG (EUA), ANFIA (Itália), Idiada (Espanha), Odette (União Europeia), TÜV SUD (Alemanha), UTAC (França), VCA (Inglaterra) e VDA-QMC (Alemanha).

Referência internacional quando o assunto é certificação de produtos automotivos, o IQA está presente na Europa e em países como China, Tailândia, Taiwan, Índia, Coreia do Sul, África do Sul, Estados Unidos, México, Indonésia e Japão, por meio de parcerias com laboratórios e organismos de certificação internacionais.

O IQA mantém ainda extenso programa de treinamento e cursos para a área da mobilidade, das principais ferramentas de gestão da qualidade, com destaque para os cursos oficiais da VDA QMC e ODETTE.

Este artigo expressa a opinião dos Autores e não de suas organizações.

Siga-nos nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados