quinta-feira, abril 25, 2024

O Brasil na revisão da ISO 9001

pressfoto/freepik

O Comitê Internacional ISO/TC 176 Sistemas de Gestão da Qualidade está iniciando o processo de análise crítica sistemática – Systematic Review – da norma internacional de requisitos de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015.

As normas ISO devem passar por esse processo, no máximo a cada 5 anos, para determinar se devem ser descartadas, confirmadas, revisadas ou emendadas.

Esse processo deve se encerrar em 2 de dezembro de 2020. A partir de então o Subcomitê 2, encarregado da elaboração da norma, terá 6 meses para decidir o futuro da ISO 9001 para os próximos anos.

Para tanto, o Comitê está realizando uma pesquisa mundial on line com os usuários da norma com a finalidade de compreender suas necessidades e expectativas. A pesquisa está disponível em 13 diferentes idiomas, inclusive português, no link https://www.surveymonkey.com/r/ISO9001_User_Survey_2020.

A adoção da norma ISO 9001 é extremamente importante no contexto do comércio internacional como instrumento de eliminação de barreiras técnicas, assim como nas transações comerciais em geral, como instrumento de garantia da conformidade de produtos e serviços e de cumprimento dos contratos por parte dos fornecedores.

Para que a nova versão atenda às necessidades brasileiras, sua participação na pesquisa é muito importante.

Responda, divulgue e incentive sua rede de contatos a participar.

 

 

ABQ – Academia Brasileira da Qualidade

Este artigo expressa a opinião dos Autores e não de suas organizações.

Siga-nos nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados