Roberto Rodrigues, Acadêmico da ABQ, é homenageado por mais duas importantes instituições

Roberto Rodrigues Acadêmico da ABQ, é homenageado por mais duas importantes instituições

O Membro da Academia Brasileira da Qualidade, Roberto Rodrigues, continua colecionando homenagens por sua vida dedicada ao Agronegócio. No dia 18 de agosto, a homenagem foi feito pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), por sua contribuição ao agronegócio brasileiro durante a solenidade de posse da nova diretoria da ANDA, que ocorreu no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo. Durante o evento, Roberto Rodrigues recebeu um quadro em óleo sobre tela com a sua imagem, obra do renomado artista Luís Miele.

Já no dia 2 de setembro, a homenagem foi no Plenário Juscelino Kubitschek, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com o “Colar Honra ao Mérito Legislativo”, reconhecendo Roberto Rodrigues como um dos melhores Ministros da Agricultura no Brasil, uma iniciativa do Deputado Barros Munhoz. Jairo Martins, Presidente da ABQ, esteve presente neste evento juntamente com diversas autoridades e representantes da Sociedade Civil.

“Roberto Rodrigues é reconhecido por sua postura ética; por sua capacidade de resiliência; por ser um verdadeiro exemplo de excelência e de compromisso inabalável; por sua dedicação incansável e sua visão estratégica que transformaram o agronegócio brasileiro em referência mundial. Formado agrônomo na reconhecida Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo – USP, Roberto Rodrigues foi pioneiro no cultivo de soja na região de Guariba e Ribeirão Preto e da sua rotação com a cana-de-açúcar. Tornou-se uma grande liderança e ajudou a construir uma rede cooperativista, incluindo o crédito rural, que alcança diversos segmentos produtivos de todo o Brasil. Como muito empenho, mobilização, capacidade de diálogo e articulação, colocou o setor na Constituição de 1988. Também presidiu a Aliança Cooperativa Internacional, para orgulho de todos nós, brasileiros.
Apesar de avesso ao exercício da política, Roberto Rodrigues aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu primeiro mandato, para o cargo de ministro da Agricultura e Pecuária. E fez a diferença. Entre 2003 e 2006, com uma atuação exemplar no setor público, deixou um legado inestimável, que continua dando sustentabilidade ao avanço do setor.
Roberto Rodrigues também foi Secretário de Agricultura e do Abastecimento do Estado de São Paulo. É membro da Academia Nacional de Agricultura e da Academia Brasileira da Qualidade, professor emérito e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas.
Cabe ressaltar sua visão muito lúcida quanto à importância do crédito rural para o contínuo avanço do agro. Em outra frente, defende, com muita pertinência, o fomento dos bioinsumos e sua relevância para o desenvolvimento de uma agricultura cada vez mais sustentável.
Em todas as suas atividades sempre manifestou a preocupação com o meio ambiente, a função social do agro e sua contribuição indispensável para a segurança alimentar e a luta contra as mudanças climáticas.
Seu olhar para o agronegócio não é inspirado apenas pelo seu conhecimento técnico, prático e acadêmico e pelo objetivo de desenvolver o setor pelo bem do Brasil”. Este foi o trecho do roteiro da homenagem da ANDA ao Roberto Rodrigues no dia 18/8/2024.

A Academia Brasileira da Qualidade sente-se honrada em ter Roberto Rodrigues como seu membro, bem como é solidária a todas as homenagens prestadas a esse grande brasileiro.

Este artigo expressa a opinião dos Autores e não de suas organizações.

Siga-nos nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados