quinta-feira, março 28, 2024

VP Roriz abre VI Seminário sobre Qualidade e Competitividade

O Vice-Presidente da FIESP e do CIESP, José Ricardo Roriz Coelho, abriu no dia 6 o VI Seminário ABQ Qualidade Século XXI no Espaço Nobre da FIESP. Pelo sexto ano consecutivo a Federação apoia o evento, promovido pela Academia Brasileira da Qualidade, que nesta edição abordou a competitividade brasileira.

Em suas palavras Roriz ressaltou a importância que a FIESP atribui ao tema, em razão do volume da participação da Indústria nas exportações do País e da posição do Brasil, que se encontra ainda atrás dos players que estão mais bem preparados para a adoção dos conceitos da indústria 4.0 e seus recursos digitais. As primeiras palestras, aliás, apresentaram dados bastante desfavoráveis sobre a posição do Brasil no Mundo.

Após painel no qual transnacionais brasileiras (WEG e Marcoplo) apresentaram suas práticas para enfrentar a concorrência internacional, foi a vez do ex-Ministro Roberto Rodrigues, Membro da ABQ e Diretor da GVAgro, apresentar as razões do sucesso do agronegócio brasileiro.  O programa incluiu justa homenagem ao ex-Ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, que recebeu placa exaltando seu extraordinário papel na modernização das atividades na agricultura e pecuária nacional.

As organizações que apoiam tecnicamente e fomentam o desenvolvimento das empresas como o BNDES, FINEP, FNQ, MBC, SEBRAE e o Ministério da Economia apresentaram casos reais de sucesso em que esse suporte foi importante, e discutiram novas ideias para alavancar o desenvolvimento econômico e social de forma mais integrada.

O VI Seminário foi assistido por quase 1.000 pessoas presencialmente e via Internet em todo o Brasil. Os resultados da pesquisa realizada evidenciaram seu elevado grau de satisfação.

Este artigo expressa a opinião dos Autores e não de suas organizações.

Siga-nos nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados