O papel da liderança sobre propósito e missão
*Kleber Nóbrega
Conforme Drucker “gestão é alcançar resultados através de, e com pessoas”.
O gestor deve liderar e conduzir sua equipe a alcançar maiores e melhores resultados.
Para isso, deve lançar mão de conceitos e princípios, entre os quais a formalização, compartilhamento, e incentivo à prática do propósito e da missão organizacional.
Estes conceitos, entretanto, têm sido usados de forma confusa, conflitante, e concorrente.
Assim, coloco as questões:
- Propósito e missão são a mesma coisa?
- O propósito substitui plenamente a missão?
- Até que ponto esses conceitos convergem?
- Em que aspectos eles divergem?
Pois saiba de algo de extrema importância:
Propósito e missão andam juntos!
Ou pelo menos deveriam!
Muitas empresas e organizações confundem propósito e missão.
Assim, pergunto:
Como seu propósito está ajudando o cumprimento de sua missão?
Neste artigo trato sobre o que é propósito, as principais diferenças entre propósito e missão, exemplos, e o que fazer a respeito.
O que é missão
A MISSÃO esclarece o compromisso e dever da empresa para com a sociedade. Essencialmente ela estabelece o que a empresa faz, dentro de seu negócio. É a proposta para a qual, ou razão pela qual uma organização existe.
Ela deve responder às questões:
- Quem somos?
- O que fazemos?
- Para quem fazemos?
- De que modo nos propomos a fazer?
A missão deve responder, basicamente, a duas questões básicas: o que se faz, para quem se faz.
A missão pode ter um complemento, incluindo algo relacionado a como se faz, mas de forma absolutamente opcional.
Vejamos o que é cada um dos elementos:
O QUE se faz costuma ser respondido com VERBO + COMPLEMENTO. Aqui é comum incluir o tipo de solução que a empresa entrega, sendo frequente, mas não imprescindível, incluir produtos e serviços.
PARA QUEM se faz relaciona-se com o cliente, mercado alvo, ou segmento de atuação da empresa.
- O que se faz: verbo + complemento, podendo ser produtos e serviços
- Para quem você faz o que faz
- Opcionalmente, como se faz.
O que é Propósito Organizacional
Ao consultar um dicionário, vamos constatar que propósito é:
- O que se quer fazer, realizar; plano, intuito, alvo: tinha como propósito mudar de cidade;
- Grande vontade de realizar ou de alcançar alguma coisa; desígnio: ser feliz é o meu propósito de vida;
- O que se quer alcançar; aquilo que se busca atingir; objetivo: ele tinha péssimos propósitos, por isso, foi à falência.
Propósito tem como sinônimos:
- plano, intuito, desígnio, finalidade, intenção, alvo, aplicação, destinação, destino, efeito, escopo, expectativa, fito, intento, a propósito
Se nos ativermos apenas às respostas, digamos “técnicas”, podemos dizer que propósito é, essencialmente, objetivo.
Mas podemos ir além, e procurar entender o contexto em que o propósito tem sido utilizado em diferentes empresas e organizações.
Neste sentido, trago contribuição de Simon Sinek, em sua famosa palestra no TED Talks – uma das maiores audiências daquele programa – intitulada “Como grandes líderes inspiram ação”.
Sinek defende que um líder deve instigar as pessoas à ação através desses 3 elementos:
- POR QUE: a liderança deve “começar com o porquê”. Isso significa conscientizar as pessoas sobre porque fazem o que fazem;
- COMO: uma vez que se saiba o porquê, para responder o COMO, deve ser elaborada a proposta de valor diferenciada;
- O QUE: e, terceiro lugar, virão os produtos e serviços, ou seja, O QUE você vai entregar para seu cliente.
Trago aqui uma contribuição adicional ao círculo dourado, fazendo uso de 3 elementos da Identidade Organizacional: propósito, missão, valores.
- POR QUE: o propósito organizacional engaja as pessoas em relação a porque fazem o que fazem;
- COMO: os valores organizacionais orientam o comportamento das pessoas, dão diretrizes sobre como agir. Veja artigo O valor incalculável dos valores organizacionais;
- O QUE: a missão define o que a organização faz, indicando, de forma explícita ou não, produtos e serviços. Veja artigo Missão confusa, estratégia inadequada.
Vejamos então, 10 diferenças entre propósito e missão.
Diferenças entre Propósito e Missão
Sintetizo aqui algumas diferenças conceituais e práticas entre propósito e missão:
- Missão responde o que a organização faz; propósito responde por que a organização faz o que faz;
- Missão tem a ver com razão de ser; propósito tem a ver com causa;
- Missão relaciona-se com produtos e serviços; propósito relaciona-se com motivo para engajar as pessoas;
- Missão é racional; propósito é emocional;
- Missão tem foco externo; propósito tem foco interno;
- Missão tem enfoque comercial; propósito tem enfoque comportamental;
- Missão se relaciona com clientes; propósito se relaciona com a equipe interna;
- Missão tem a ver com negócio, operação; propósito tem a ver com coração, alma;
- Missão tem a ver com estratégia; propósito tem a ver com cultura;
- Missão provoca envolvimento; propósito provoca pertencimento.
Exemplos de propósito e missão conjuntos
Apresento, a seguir, alguns exemplos de empresas e organizações que adotam propósito e missão, de modo complementar.
Empresa/ Organização |
Missão |
Propósito |
ABQ | Missão: contribuir para o desenvolvimento do conhecimento em engenharia da qualidade, em gestão da qualidade e da inovação e em excelência da gestão, em benefício das organizações e da sociedade brasileira | Propósito: Contribuir para disseminar a cultura da qualidade de modo a promover o desenvolvimento da sociedade brasileira |
Airbus | Missão: Somos líderes no projeto, fabricação e fornecimento de produtos, serviços e soluções aeroespaciais para clientes em escala global. Nosso objetivo é um mundo mais conectado, seguro e próspero | Propósito: To pioneer sustainable aerospace for a safe and united world. |
Apple | Missão: trazer a melhor experiência do usuário para seus clientes por meio de hardware, software e serviços inovadores. |
Propósito: Mudar o mundo e a forma como as pessoas se comunicam” |
Best Buy | Missão: Somos uma empresa em crescimento focada em resolver melhor as necessidades não atendidas de nossos clientes | Propósito: Enriquecer vidas através da tecnologia |
Memorial Cerejeiras | Missão: Dar conforto, apoiar e orientar as famílias sobre o luto e a perda | Propósito: Guiar as famílias na travessia da perda |
Natura | Missão: missão de promover o bem-estar-bem – relações harmoniosas do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com a natureza | Propósito: Cuidar das pessoas é propósito da marca |
Nestlé | Missão: Nossa missão de “Boa Comida, Boa Vida” é fornecer aos consumidores as opções mais saborosas e nutritivas em uma ampla variedade de categorias de alimentos e bebidas e ocasiões para comer, da manhã à noite | Propósito: Desbloquear o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e nas próximas gerações |
Reserva | Missão: Ser um amigo, e não uma marca. | Propósito: Ser um exemplo mundial de como a moda pode transformar a sociedade. |
Sony | Missão: Nossa missão é ser uma empresa que inspira e satisfaz sua curiosidade | Propósito: “Encher o mundo de emoção, através do poder da criatividade e da tecnologia” |
Starbucks | Missão: “Para inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara e um bairro de cada vez.” | Propósito: “Estabelecer a Starbucks como o principal fornecedor do melhor café do mundo, mantendo nossos princípios intransigentes enquanto crescemos.” |
Como usar propósito e missão simultaneamente
- Deixe sua missão mais associada a responder o que a organização faz. Associe o propósito de sua organização relacionada com por que a organização faz o que faz;
- Associe sua missão com razão de ser. Relacione seu propósito com causa;
- Deixe sua missão relacionar-se com produtos e serviços. Faça com que o propósito relacione-se com motivo para engajar as pessoas;
- Permita que sua missão seja racional. Garanta que o propósito seja emocional;
- Permita que sua missão tenha enfoque comercial. Garanta que seu propósito tenha enfoque comportamental;
- Aceite que sua missão tenha foco externo; Rejeite que seu propósito deixe de ter foco interno;
- Aproxime sua missão de seus clientes. Mantenha seu propósito conectado à equipe interna;
- Vincule sua missão a negócio, operação. Amarre seu propósito ao coração e à alma das pessoas da organização;
- Estabeleça sua missão a partir da estratégia. Use intensamente seu propósito associado à cultura organizacional;
- Use sua missão para alcançar envolvimento. Enfatize o propósito para promover sensação de pertencimento.
*Kleber Nóbrega é Consultor Organizacional especializado em Estratégia e Design de Serviços, Gestão da Servitização, Dr. Eng. Produção POLI-USP, Acadêmico da ABQ
Nota: Todas as imagens utilizadas neste artigo foram obtidas junto ao Site Pixabay.
9 comentário sobre “10 Diferenças entre Propósito e Missão, e o que fazer!”
Muito agradecido pelo esclarecimento. Ajudou-me demais!!!
Parabens
Grato
Excelente a didática e os conteúdos apresentados pelo colega Kleber Nóbrega, pronto para uso pelas organizações. Parabéns!
Grato Guaragna. Kleber é um excelente profissional
A missão é propósito se junta ,quando tem setimentos de propósito. Obrigado
Isto mesmo, Mario Sergio. Grato
Muito bom esclarecedor.
Parabéns, grata!
Amei seu conteúdo,nossa como ampliou meu entendimento gostaria de continuar recebendo seus artigos,desde já agradeço um forte abraço
Boa tarde.
Gostei muito desta matéria e gostaria de continuar recendo constantes publicações desse autor! Sou MBA em MKT e considero de muita relevância algo assim nesse nível tão extraordinário. Um grande abraço ao Dr. Kleber Nóbrega.
Grato,
Sebastião Luís