O papel da liderança sobre propósito e missão
*Kleber Nóbrega
Conforme Drucker “gestão é alcançar resultados através de, e com pessoas”.
O gestor deve liderar e conduzir sua equipe a alcançar maiores e melhores resultados.
Para isso, deve lançar mão de conceitos e princípios, entre os quais a formalização, compartilhamento, e incentivo à prática do propósito e da missão organizacional.
Estes conceitos, entretanto, têm sido usados de forma confusa, conflitante, e concorrente.
Assim, coloco as questões:
- Propósito e missão são a mesma coisa?
- O propósito substitui plenamente a missão?
- Até que ponto esses conceitos convergem?
- Em que aspectos eles divergem?
Pois saiba de algo de extrema importância:
Propósito e missão andam juntos!
Ou pelo menos deveriam!
Muitas empresas e organizações confundem propósito e missão.
Assim, pergunto:
Como seu propósito está ajudando o cumprimento de sua missão?
Neste artigo trato sobre o que é propósito, as principais diferenças entre propósito e missão, exemplos, e o que fazer a respeito.
O que é missão
A MISSÃO esclarece o compromisso e dever da empresa para com a sociedade. Essencialmente ela estabelece o que a empresa faz, dentro de seu negócio. É a proposta para a qual, ou razão pela qual uma organização existe.
Ela deve responder às questões:
- Quem somos?
- O que fazemos?
- Para quem fazemos?
- De que modo nos propomos a fazer?
A missão deve responder, basicamente, a duas questões básicas: o que se faz, para quem se faz.
A missão pode ter um complemento, incluindo algo relacionado a como se faz, mas de forma absolutamente opcional.
Vejamos o que é cada um dos elementos:
O QUE se faz costuma ser respondido com VERBO + COMPLEMENTO. Aqui é comum incluir o tipo de solução que a empresa entrega, sendo frequente, mas não imprescindível, incluir produtos e serviços.
PARA QUEM se faz relaciona-se com o cliente, mercado alvo, ou segmento de atuação da empresa.
- O que se faz: verbo + complemento, podendo ser produtos e serviços
- Para quem você faz o que faz
- Opcionalmente, como se faz.
O que é Propósito Organizacional
Ao consultar um dicionário, vamos constatar que propósito é:
- O que se quer fazer, realizar; plano, intuito, alvo: tinha como propósito mudar de cidade;
- Grande vontade de realizar ou de alcançar alguma coisa; desígnio: ser feliz é o meu propósito de vida;
- O que se quer alcançar; aquilo que se busca atingir; objetivo: ele tinha péssimos propósitos, por isso, foi à falência.
Propósito tem como sinônimos:
- plano, intuito, desígnio, finalidade, intenção, alvo, aplicação, destinação, destino, efeito, escopo, expectativa, fito, intento, a propósito
Se nos ativermos apenas às respostas, digamos “técnicas”, podemos dizer que propósito é, essencialmente, objetivo.
Mas podemos ir além, e procurar entender o contexto em que o propósito tem sido utilizado em diferentes empresas e organizações.
Neste sentido, trago contribuição de Simon Sinek, em sua famosa palestra no TED Talks – uma das maiores audiências daquele programa – intitulada “Como grandes líderes inspiram ação”.
Sinek defende que um líder deve instigar as pessoas à ação através desses 3 elementos:
- POR QUE: a liderança deve “começar com o porquê”. Isso significa conscientizar as pessoas sobre porque fazem o que fazem;
- COMO: uma vez que se saiba o porquê, para responder o COMO, deve ser elaborada a proposta de valor diferenciada;
- O QUE: e, terceiro lugar, virão os produtos e serviços, ou seja, O QUE você vai entregar para seu cliente.
Trago aqui uma contribuição adicional ao círculo dourado, fazendo uso de 3 elementos da Identidade Organizacional: propósito, missão, valores.
- POR QUE: o propósito organizacional engaja as pessoas em relação a porque fazem o que fazem;
- COMO: os valores organizacionais orientam o comportamento das pessoas, dão diretrizes sobre como agir. Veja artigo O valor incalculável dos valores organizacionais;
- O QUE: a missão define o que a organização faz, indicando, de forma explícita ou não, produtos e serviços. Veja artigo Missão confusa, estratégia inadequada.
Vejamos então, 10 diferenças entre propósito e missão.
Diferenças entre Propósito e Missão
Sintetizo aqui algumas diferenças conceituais e práticas entre propósito e missão:
- Missão responde o que a organização faz; propósito responde por que a organização faz o que faz;
- Missão tem a ver com razão de ser; propósito tem a ver com causa;
- Missão relaciona-se com produtos e serviços; propósito relaciona-se com motivo para engajar as pessoas;
- Missão é racional; propósito é emocional;
- Missão tem foco externo; propósito tem foco interno;
- Missão tem enfoque comercial; propósito tem enfoque comportamental;
- Missão se relaciona com clientes; propósito se relaciona com a equipe interna;
- Missão tem a ver com negócio, operação; propósito tem a ver com coração, alma;
- Missão tem a ver com estratégia; propósito tem a ver com cultura;
- Missão provoca envolvimento; propósito provoca pertencimento.
Exemplos de propósito e missão conjuntos
Apresento, a seguir, alguns exemplos de empresas e organizações que adotam propósito e missão, de modo complementar.
Empresa/ Organização |
Missão |
Propósito |
ABQ | Missão: contribuir para o desenvolvimento do conhecimento em engenharia da qualidade, em gestão da qualidade e da inovação e em excelência da gestão, em benefício das organizações e da sociedade brasileira | Propósito: Contribuir para disseminar a cultura da qualidade de modo a promover o desenvolvimento da sociedade brasileira |
Airbus | Missão: Somos líderes no projeto, fabricação e fornecimento de produtos, serviços e soluções aeroespaciais para clientes em escala global. Nosso objetivo é um mundo mais conectado, seguro e próspero | Propósito: To pioneer sustainable aerospace for a safe and united world. |
Apple | Missão: trazer a melhor experiência do usuário para seus clientes por meio de hardware, software e serviços inovadores. |
Propósito: Mudar o mundo e a forma como as pessoas se comunicam” |
Best Buy | Missão: Somos uma empresa em crescimento focada em resolver melhor as necessidades não atendidas de nossos clientes | Propósito: Enriquecer vidas através da tecnologia |
Memorial Cerejeiras | Missão: Dar conforto, apoiar e orientar as famílias sobre o luto e a perda | Propósito: Guiar as famílias na travessia da perda |
Natura | Missão: missão de promover o bem-estar-bem – relações harmoniosas do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com a natureza | Propósito: Cuidar das pessoas é propósito da marca |
Nestlé | Missão: Nossa missão de “Boa Comida, Boa Vida” é fornecer aos consumidores as opções mais saborosas e nutritivas em uma ampla variedade de categorias de alimentos e bebidas e ocasiões para comer, da manhã à noite | Propósito: Desbloquear o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e nas próximas gerações |
Reserva | Missão: Ser um amigo, e não uma marca. | Propósito: Ser um exemplo mundial de como a moda pode transformar a sociedade. |
Sony | Missão: Nossa missão é ser uma empresa que inspira e satisfaz sua curiosidade | Propósito: “Encher o mundo de emoção, através do poder da criatividade e da tecnologia” |
Starbucks | Missão: “Para inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara e um bairro de cada vez.” | Propósito: “Estabelecer a Starbucks como o principal fornecedor do melhor café do mundo, mantendo nossos princípios intransigentes enquanto crescemos.” |
Como usar propósito e missão simultaneamente
- Deixe sua missão mais associada a responder o que a organização faz. Associe o propósito de sua organização relacionada com por que a organização faz o que faz;
- Associe sua missão com razão de ser. Relacione seu propósito com causa;
- Deixe sua missão relacionar-se com produtos e serviços. Faça com que o propósito relacione-se com motivo para engajar as pessoas;
- Permita que sua missão seja racional. Garanta que o propósito seja emocional;
- Permita que sua missão tenha enfoque comercial. Garanta que seu propósito tenha enfoque comportamental;
- Aceite que sua missão tenha foco externo; Rejeite que seu propósito deixe de ter foco interno;
- Aproxime sua missão de seus clientes. Mantenha seu propósito conectado à equipe interna;
- Vincule sua missão a negócio, operação. Amarre seu propósito ao coração e à alma das pessoas da organização;
- Estabeleça sua missão a partir da estratégia. Use intensamente seu propósito associado à cultura organizacional;
- Use sua missão para alcançar envolvimento. Enfatize o propósito para promover sensação de pertencimento.
*Kleber Nóbrega é Consultor Organizacional especializado em Estratégia e Design de Serviços, Gestão da Servitização, Dr. Eng. Produção POLI-USP, Acadêmico da ABQ
Nota: Todas as imagens utilizadas neste artigo foram obtidas junto ao Site Pixabay.