O Feng Shui no ambiente corporativo

Peggy und Marco Lachmann-Anke / Pixabay

O Feng Shui é uma corrente de pensamento milenar, a qual visa conservar as influências positivas presentes em um espaço, e redirecionar as negativas, de modo a beneficiar seus usuários. Essa foi o apontamento utilizado pela dupla de arquitetos Angelica Pecego e Alexandre Mandarino para reformar e compor o projeto de design de interiores de um escritório, em Curitiba (PR).

A técnica de origem chinesa inspirou os profissionais na escolha das texturas, cores e materiais utilizados no projeto de 65 metros quadrados. Ao todo são sete espaços: uma copa, dois banheiros, uma sala de recepção e trabalho de funcionários, sala de diretoria, de reuniões e sala da proprietária.

“Foi interessantíssimo ter como guia um manual de informações não técnicas, mas sensoriais para nortear o desenvolvimento do projeto. Também o fato de a cliente ter uma mente muito aberta, pudemos propor soluções para o espaço diferentes do usual”, afirma Alexandre.

O espaço se traduz como contemporâneo com inspiração nacionalista. Foram utilizadas madeira natural, cores fortes e vibrantes, sem pretensões de luxo e glamour. Madeira e vidro traduzem a harmonia do projeto, remetendo aos conceitos de Yin e Yang presentes no Feng Shui.

“Utilizamos piso em madeira natural pela qualidade ímpar, durabilidade, conforto térmico e acústico que apenas um material nobre pode oferecer. Também usamos o amarelo vivo e marrom escuro em algumas paredes, branco gelo nas restantes, e procuramos replicar no revestimento da copa um pouco das cores utilizadas, mas de forma mais discreta”, comenta Angelica.

Os profissionais explicam que o estudo de Feng Shui preconizava a necessidade de que algo na entrada da sala fizesse alusão à água, movimento e fluidez. “Para isso utilizamos a própria madeira, a qual gerou uma forma sinuosa no detalhe do teto em fusão com o gesso e as luminárias circulares embutidas no mesmo lugar. Todo o projeto está justificado nos estudos apresentados pelo Feng Shui”, ratifica a dupla do escritório Pecego+Mandarino Arquitetos.

Este artigo expressa a opinião dos Autores e não de suas organizações.

Siga-nos nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados