Saudação do novo Presidente da ABQ – período 2019-2020

Prezados amigos acadêmicos.

 

Muito obrigado pela confiança em nos escolher para a Presidência da ABQ. Sinto-me muito honrado. Estendo esse agradecimento em nome dos diretores agora empossados.

A ABQ nos une por um nobre propósito, a sua missão. Pertencer a ABQ é um privilégio, pois temos vivido a qualidade e nos identificamos com ela. É a qualidade talvez o mais completo recurso de gestão com benefícios às pessoas, organizações e ao país. Sua prática proporciona um triplo benefício.

Já dizia Heráclito que não existe nada permanente, exceto a mudança. Hoje, porém, as mudanças estão mais dramáticas quer no âmbito político, tecnológico, social, nas relações, enfim num leque enorme de temas relevantes com forte impacto nas organizações, nas pessoas e sociedade.

Gostaria de destacar dois aspectos do mundo atual:

O primeiro é a aceleração das mudanças. A taxa de mudanças no tempo tem sido mais acentuada, principalmente nos aspectos tecnológicos. Já entramos na quarta revolução industrial conduzida pelas tecnologias digitais, físicas e biológicas que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos segundo Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial.

O segundo aspecto é a maior complexidade dos sistemas: seguramente o que era circunscrito a uma organização hoje é parte integrante de ecossistemas inter-relacionados e interdependentes, nutridos por redes ativas e em tempo real. A gestão torna-se mais complexa e abrangente e com menos controle da organização sobre as variáveis que têm impacto no seu negócio.

Adicionalmente aqui no Brasil terá inicio, em breve, um novo governo que promete mudanças, buscando reduzir a burocracia e entraves da máquina pública, elevar a competitividade do país  e a qualidade de vida das pessoas.

Como navegar neste contexto? Fred Kofmann argumenta a necessidade de haver lideranças transformadoras que despertem nas pessoas a vontade de realizar, dar o seu melhor ao se identificarem com o propósito e os valores das organizações, servindo de guia às suas ações e projetos, conduzidos com autonomia e autocontrole. Ou seja, a união pelo significado, pelo legado, pela identificação e pertencimento.

Na ABQ temos como principais projetos e iniciativas, entregar a sociedade:

  • Posicionamentos e manifestações em assuntos relevantes à missão da ABQ;
  • Contribuição na concepção do novo PBQP
  • Estudos e Projetos técnicos e gerenciais em qualidade;
  • Incentivo a pesquisa e promoção da cultura da qualidade e excelência na gestão junto a estudantes e universitários, professores, empresários, servidores públicos e profissionais de comunicação;
  • Artigos e livros elaborados por seus membros, contendo experiências e propostas para inspirar ações governamentais, institucionais e empresariais;
  • Eventos e seminários que fomentem o conhecimento sobre conteúdos relevantes, nas técnicas de gestão e na formação de competências e adequações profissionais.

Frente a estes desafios, temos buscado:

  • Elevar e ampliar a já valiosa dedicação pessoal dos acadêmicos no seu engajamento às iniciativas e projetos da ABQ;
  • Elevar a capacidade de entrega da ABQ na sua profundidade e amplitude de áreas de atuação;
  • Realizar alianças com instituições nacionais e internacionais de missão similar, foco e propósito relacionado ou complementar a ABQ;
  • Aprimorar a comunicação da ABQ com as organizações e sociedade;
  • Obter sustentabilidade financeira para realizar a missão da ABQ.

Prezados acadêmicos. Somos 45 lideres que podemos ser transformadores em nossas ações e relações, pela história profissional e de vida de cada um de nós.
A ABQ está no rumo certo. Seu crescimento e fortalecimento se darão com a imprescindível participação de cada acadêmico, no nível pessoal e de influência nas redes de suas relações. Contamos com sua participação.

Forte abraço!

 

Muito obrigado!

Este artigo expressa a opinião dos Autores e não de suas organizações.

Siga-nos nas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados