Preparando-se para a Nova Qualidade
O papel da qualidade no mundo tem evoluído e instigado a refletir sobre como ela pode ser um fundamento e instrumento viabilizador da prosperidade e de melhoria da vida das pessoas.
PISA, o PIB da Educação – Por Claudio de Moura Castro
Na educação, o PISA está assumindo esse papel. Como o PIB, pode e deve ser criticado.
Qual é a hora certa de semear a qualidade? Por Eduardo Guaragna
Este é um artigo do quadro “Vivências da Qualidade”, com histórias reais sobre a implementação de sistemas de qualidade em organizações.
DESVENDANDO CENÁRIOS – Estratégia orientada pela Análise PESTEL + P
No mundo corporativo – à guisa de um planejamento robusto – nem sempre é possível interver todas as variantes holísticas no conturbado cenário empresarial
Fundamentos técnicos de modelos de Gestão da Qualidade salvam quase 400 vidas em Haneda
No avião da JAL, com bolas de fogo na área externa e muita fumaça e um calor insuportável na área interna, todas as 379 pessoas (oito crianças) conseguem sair
DOIS LADOS DA MESMA MOEDA – A simbiose dos Propósitos
Conceitualmente, “propósito” difere de “objetivo”. Embora tais expressões sejam habitualmente utilizadas como elocução de sentido semelhante
Qualidade e Inovação
Diante do extraordinário avanço da tecnologia, hoje a palavra de ordem da economia mundial é inovação, frequentemente qualificada como disruptiva
A Educação no Brasil – A visão de alguém que não é da área
O Grupo de Estudo Produtividade – GE Produtividade da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) concluiu que uma das causas da baixa produtividade no Brasil é a educação ministrada aos jovens.
Aonde chegaremos com a Inteligência Artificial?
A maioria das pessoas está perplexa com a nova onda envolvendo algoritmos, Inteligência Artificial e, em especial, o tal Chat GPT. O historiador israelense Yuval Noah Harari faz um alerta muito sério.
Atendimento “fake” ao cliente Fantasma que ninguém vê
Talvez você não tenha ouvido falar, mas vive isso com frequência, principalmente em contato com áreas de atendimento de serviços em massa de prestadores de serviços, públicos ou privados.
A Qualidade no Brasil que queremos
Lewis Carol já dizia em Alice no País das Maravilhas: Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Não é o caso aqui. Nós da ABQ sabemos para onde devemos ir.
Comportamento Caótico
Um recente artigo do economista Bernardo Mueller, professor da Universidade de Brasília, chama a atenção para os riscos de enfrentarmos comportamentos caóticos em políticas públicas.
ECONOMIA CIRCULAR: COMO IMPLEMENTAR?
O último dia do evento foi realizado em Hoofdorp, Circular Expo, Park 2020, onde foi possível observar a variedade dos produtos e serviços relacionados à EC oferecidos por empresas holandesas
Como formar a Cultura Organizacional?
A Cultura organizacional é um tema extremamente relevante para o sucesso das organizações e que nem sempre recebe a devida importância!
ABQ lança o Programa “Qualidade e Gestão ao alcance de todos”
A Academia Brasileira da Qualidade tem a satisfação de lançar o Programa “Qualidade e Gestão ao alcance de todos”. A ABQ tem como crença
Os 18 passos para o sucesso de um projeto six sigma
A seleção e a priorização de projetos six sigma (Six Sigma Projects – SSP) é uma das questões mais discutidas na literatura six sigma
Tempos mortos em processos hospitalares
Tema abre discussão sobre uma questão tanto interessante quanto controversa: seria possível aplicar técnicas de melhorias de processos convencionais para processos médicos e hospitalares?
O FATOR HUMANO E A PRODUTIVIDADE – Desafios possíveis!
O tempo passa e as novas tendências aparecem de forma contundente em nossas vidas.
Vulnerabilidades na cibersegurança afetam a GQ
Ao planejar o sistema de gestão da qualidade, a organização deve determinar os riscos e as oportunidades que precisam ser abordados.
Qualidade da Educação e o mundo das empresas
Empresários e empresas deveriam ter todo o interesse em assumir um papel mais forte para melhorar a qualidade da Educação
10 Diferenças entre Propósito e Missão, e o que fazer!
O gestor deve liderar e conduzir sua equipe a alcançar maiores e melhores resultados
COM A PALAVRA,…. A ECONOMIA CIRCULAR!!
Sustentabilidade só é possível, convertendo resíduos em materiais e produtos de potencial utilidade
O Novo mundo do Trabalho na Sociedade 5.0: Como a empresa deve se adaptar
Ana Carolina Cassinelli Ana Cristina Limongi-França Basilio V. Dagnino RESUMO As empresas se encontram diante de um novo desafio: como se adaptar ao “Novo
Lançada a nova ISO 18091: gestão municipal sustentável
Menos de 50% dos prefeitos que tentaram a reeleição em 2016 foram bem-sucedidos evidencia que os moradores da maioria dos municípios brasileiros não estão satisfeitos.
STORYTELLING: O QUE É ISSO?
Storytelling é a arte de contar histórias. É a capacidade de transmitir conteúdo através de narrativa envolvente e inspiradora, utilizando para isso a linguagem verbal (oral, ou escrita), como também a não-verbal (expressões corporais)
As raízes profundas da desigualdade
O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo – não tanto porque os pobres sejam os mais pobres, mas é que há um grande o número de ricos.
Big Data e Gestão
Big Data é uma expressão que se refere a um conjunto de técnicas para a coleta e tratamento de grandes volumes de dados, com um objetivo de análise preditiva.
Storytelling: o que é isso, afinal?
É a capacidade de transmitir conteúdo através de narrativa envolvente e inspiradora, utilizando para isso a linguagem verbal (oral, ou escrita), como também a não-verbal (expressões corporais), ou mesmo por imagens iconográficas, na aplicação de recursos visuais.
Grandes líderes da década da Qualidade no Brasil
Entre 12 de abril e 21 de junho de 2021, o consultor Haroldo Ribeiro, em parceria com a Academia Brasileira da Qualidade, realizou o circuito
ESG, Ética e Valores
Mauriti Maranhão O pensador francês André Gide disse que “tudo já foi dito uma vez, mas como ninguém escuta, é preciso dizer de novo”. André Gide sabia
Nova edição do “Anexo SL” das Diretivas ISO
Foi emitido agora em maio o “Anexo SL” das Diretivas da ISO, incorporando as lições aprendidas desde sua primeira publicação em 2012. O “Anexo SL”
A ISO 9001 não sofrerá mudanças
A ISO tem uma diretiva de submeter suas normas à revisão sistemática, no máximo, a cada 5 anos. As decisões da ISO são baseadas no
Competitividade e Gestão num ambiente de mudanças: reflexões
*Eduardo Vieira da Costa Guaragna Nada é permanente, exceto a mudança, já escrevera Heráclito há mais de 500 AC. Mas sempre a atual situação é tida
Tabela dos Índices Socioeconômicos e o Brasil
Essa tabela mostra a segunda atualização dos índices socioeconômicos propostos na referência abaixo com a finalidade de acompanhar o desempenho das políticas públicas de combate
Gerdau: 120 anos de história
A Gerdau completou 120 anos no dia 16 de janeiro. É um orgulho para nós brasileiros e uma grande conquista para a empresa que é
Dia Mundial da Qualidade: World Quality Day
Eduardo Vieira da Costa Guaragna No mês de novembro comemora-se o Mês Mundial da Qualidade, havendo um dia especifico ao Dia Mundial
Qualidade, Ética e Responsabilidade Social Empresarial pós COVID-19
“O Brasil tem fome de ética e passa fome em consequência da falta de ética na política.” Herbert de Souza (1935 – 1997) INTRODUÇÃO
Agronegócio brasileiro – um campeão em perspectiva
Prezados acadêmicos, reproduzimos aqui o artigo que foi publicado recentemente no informativo da embaixada brasileira em Londres sobre as potencialidades do agronegócio do Brasil de
Rumo a uma nova civilização
Maurício Roscoe Em meu livro A Borboleta Azul (uma adaptação dos conceitos do Efeito Borboleta e da Teoria do Caos para crianças) vemos como uma
COVID 19 – desatinos, desencontros e vaidades: Tempo de crise é tempo de Gestão!
Jairo Martins Desde o surgimento do gênero Homo, há 2,5 milhões de anos, a espécie humana tem protagonizado diversas transformações de diferentes teores, formas e
Carta ao Planalto sobre a boa gestão
O professor americano Jim Collins publicou um livro (“Vencedoras por Opção”, HSM Editora) no qual relata suas pesquisas de nove anos com 20.400 empresas dos EUA.
A comunicação externa e interna nos programas de gestão
Uma organização com um programa de gestão implantado ou em implementação precisa transmitir para todos os públicos, sendo eles interno e externo, uma imagem de credibilidade, envolvimento e comprometimento…
Normas internacionais de sistemas de gestão
Acad. Nigel H Croft Iniciaremos nossa história de sistemas de gestão nos anos 70. Naquela época, tanto ao nível mundial, como no Brasil, o grande
O Dia Mundial da Qualidade – 100 anos de Qualidade
Por Caio Márcio Becker Soares Introdução No dia 14 de novembro deste ano é comemorado o Dia Mundial da Qualidade. Esta comemoração foi criada pela
10 anos da Academia Brasileira da Qualidade
A Academia Brasileira da Qualidade está perto de fazer 10 anos. Na escala de tempo das organizações, 10 anos costumam ser um marco. Também o
Acadêmico Reinaldo B. Figueiredo presidente do ISO/CASCO
O Acadêmico Reinaldo Balbino Figueiredo foi recentemente eleito, para o biênio de 2020/2021, como chairman (presidente) do ISO/CASCO, o Comitê da ISO – Organização Internacional
Implantação e certificação da ISO 37001
Tamara Willmann Ariosto Farias Jr 1. Histórico da ISO 37001 A ISO 37001 foi desenvolvida pelo Comitê ISO/PC 278 Anti-bribery management systems (Sistemas de
Aprendizado Organizacional e Inovação
Eduardo V. C. Guaragna Sem dúvida, hoje vivemos numa sociedade mais complexa com mudanças em maior número, mais rápidas e com novas tecnologias exponenciais
Qualidade Brasil: 59° lugar em 110 países
A Universidade do Minho, Portugal, acaba de publicar a 2ª. edição do relatório WSQ – World State of Quality, classificando o status da Qualidade em
Carta aberta da FNQ e da ABQ
Conscientes da necessidade imperiosa de alertar a iniciativa privada para a difícil situação em que o Brasil se encontra, a Fundação Nacional da Qualidade –
Reinvente-se!
Claudius D’Artagnan C. Barros O mundo dá sinais de se transformar cada vez mais rapidamente e mais radicalmente. Em todos os aspectos: tecnológico, político, econômico, social, ecológico. Não temos como ignorar isso. E, não podendo ignorá-lo, não podemos tampouco ficar passivos a respeito. Não nos transformar igualmente significa estagnar, ficar para trás. Quem não muda pessoalmente não está se protegendo; está se tornando mais vulnerável. Assim, reinvente-se! Reinvente-se profissionalmente, reinvente-se emocionalmente, reinvente-se socialmente! Em especial os ambientes de trabalho, os mercados, os contextos para os negócios estão exigindo de nós que criemos novas opções
Comendo perigosamente
B.V.Dagnino* Leite, azeite de oliva, mel, açafrão e peixe são os alimentos mais falsificados do Mundo, segundo a USP – United States Pharmacopeial Convention,