Artigos

Gerd Altmann / Pixabay

A arte de ouvir o cliente é essencial

Conquistar clientes, notadamente, sempre foi uma tarefa desafiadora. Mais do que isso, mantê-los fiéis, requer uma condição muito mais aprimorada, principalmente quanto a questão das estratégias.

Leia Mais »

Controle Estatístico de Qualidade

A Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) busca reunir profissionais que, de uma forma ou de outra, tenham contribuído e certamente continuarão a contribuir através de projetos para o desenvolvimento dos mais variados aspectos da qualidade no Brasil.

Leia Mais »
Tumisu / Pixabay

Os códigos de conduta para a satisfação dos clientes

Se se pensar que a satisfação consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho percebido de um produto em relação às expectativas do comprador, atualmente, há muitas empresas que ainda não atentaram para a importância dos serviços aos clientes.

Leia Mais »

Os 20 anos do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA)

O IQA completou 20 anos de disseminação da qualidade em 2015, com foco nos ganhos de produtividade da indústria automobilística brasileira por meio de serviços de certificação de produtos, serviços automotivos e sistemas de gestão, além de treinamentos, publicações técnicas e ensaios laboratoriais.

Leia Mais »
PublicDomainPictures / Pixabay

O uso de água de chuva

O telhado ou a laje de cobertura da edificação funcionam como área de captação. “Jamais deve-se fazer a captação a partir de pisos”

Leia Mais »

Livro sobre José Israel Vargas

A historiadora e doutora em sociologia pela Universidade de Paris, Ligia Maria Leite Pereira, escreveu a biografia do cientista José Israel Vargas: “Desafiando Fronteiras, Trajetória de vida do cientista José Israel Vargas”.

Leia Mais »
Gerd Altmann / Pixabay

Contribuições acadêmicas à qualidade

Diversas conceituações podem ser encontradas para a competitividade mas, em essência, uma empresa é competitiva se tem, conserva ou amplia a fatia de mercado para seus produtos ou serviços, estando apta a enfrentar a atuação dos seus concorrentes.

Leia Mais »
Gerd Altmann / Pixabay

110 horas de desqualidade

Tudo começou lá pelas 19:00 de 6a. feira. Chego em casa e não consigo conexão com a Internet nem receber e-mails com a minha banda larga do provedor que se anuncia como o maior…

Leia Mais »
Pete Linforth / Pixabay

O intraempreendedorismo e a inovação

No atual mundo dos negócios, o que se observa em larga escala é um mercado cada vez mais exigente em relação ao desempenho das organizações, sejam elas instituições pequenas, médias ou grandes, sejam prestadoras de serviços ou produtoras de bens de qualquer natureza.

Leia Mais »
Jan Alexander / Pixabay

Como proteger um dos ativos mais valiosos: a informação

Os criminosos cibernéticos, serviços estrangeiros de inteligência, hackers, competidores internacionais, funcionários da própria organização e prestadores de serviços, são exemplos de pessoas que colocam em risco os ativos de informação críticos e sensíveis de uma organização.

Leia Mais »
Tumisu / Pixabay

A gestão de ativos

Um ativo é um item, algo ou entidade que tem valor real ou potencial para uma organização. O valor irá variar entre diferentes organizações e suas partes interessadas, e pode ser tangível ou intangível, financeiro ou não financeiro.

Leia Mais »

O líder da Qualidade Total

Feigenbaum é mais conhecido pelas várias edições do seu livro clássico Controle da Qualidade Total (Total Quality Control), que foi uma expansão de um artigo que escreveu para a Harvard Business Review em 1956.

Leia Mais »
RENE RAUSCHENBERGER / Pixabay

A qualidade dos aviões brasileiros

Passando por várias mudanças o sistema fabril, com sua ênfase na inspeção do produto, começou na Grã-Bretanha em meados da década de 1750 e cresceu na Revolução Industrial no início de 1800.

Leia Mais »

A qualidade e competência em laboratórios clínicos

A qualidade deve sempre se referir à satisfação das necessidades e das expectativas de usuários e clientes. O foco em usuários e clientes é importante, especialmente em empresas de prestação de serviços, como os laboratórios clínicos que prestam assistência à saúde da população.

Leia Mais »

Germanwings: indo mais fundo

A imprensa tem repetidas vezes noticiado o medo que o copiloto Andreas Lubitz do fatídico voo Germanwings tinha em perder a oportunidade de realizar seu grande sonho: ser comandante de grandes jatos da Lufthansa.

Leia Mais »

Vicente Falconi: o PDCA focado em resultados

Mundialmente conhecido e amplamente aplicado, o PDCA focado em resultados constitui a base de trabalho implantado pelo Falconi em sua consultoria. É um método simples e, ao mesmo tempo, eficaz quando aplicado à rotina diária.

Leia Mais »