Bons remédios caseiros para enfrentar a crise
Os níveis de autoestima e de autoconfiança de um indivíduo ou de uma equipe ao liderar uma organização são determinantes para a sua capacidade de superar os momentos de crise que o país enfrenta.
A atitude da excelência
A profissão de consultor de empresas é interessante. Todo dia aprende-se um pouco mais. Tenho aprendido que o comportamento é uma decorrência da atitude.
Publicado o ISO Survey 2014
A ISO publicou o The ISO Survey of Management System Standard Certifications – 2014 que apresenta os resultados da sua pesquisa sobre as diversas certificações em 2014.
Marca “Alemanha” perdeu quase 200 bilhões de dólares após escândalo da VW
B. V. Dagnino Sabemos que problemas éticos são capazes de causar danos irreparáveis às empresas. Sua ampliação atingindo a imagem de um país, entretanto,
Adote ações colaborativas
Na Alemanha, a startup EyeEm criou um banco de imagens a partir de fotos de usuários no Instagram, tornando-se assim uma das primeiras comunidades colaborativas de fotografia do mundo.
Pesquisa: acidentes em rodovias custam R$ 40 bilhões por ano
Os acidentes de transporte terrestre no Brasil matam aproximadamente 43 mil pessoas por ano segundo os dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde (MS).
Pinhais: primeiro município brasileiro na busca da excelência
Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, ao que tudo indica muito em breve estará entre os municípios mais bem administrados do Mundo.
Comunicação interna e externa
Um diagnóstico da comunicação interna e externa na empresa pode garantir um bom retorno financeiro. Garantir uma comunicação interna e externa eficiente, eficaz e adequada é um dos maiores problemas da administração empresarial.
Os subsídios para a qualidade no serviço público
Quando entrarmos numa empresa e formos atendidos de forma excelente e dissermos ‘isto aqui até parece uma repartição pública’, estaremos realizados.
Qualidade das blindagens balísticas
As blindagens são muitas vezes desenvolvidas para fins específicos de forma a aumentar o seu desempenho na proteção de pessoas e equipamentos.
Uma cartilha para explicar as etiquetas têxteis
As informações contidas nas etiquetas de quaisquer produtos têxteis são tão importantes quanto os rótulos dos alimentos. Elas informam sobre a composição, a origem e os cuidados de conservação dos produtos.
Câmara aprova aplicação de normas da ABNT para playgrounds
O substitutivo estende a abrangência da norma a todos os parques infantis localizados em áreas de uso coletivo, públicas ou privadas, enquanto o projeto original regulava apenas os playgrounds instalados em estabelecimentos de educação infantil e de ensino fundamental.
Por que Prêmios da Qualidade?
Porque prêmios da qualidade, ou melhor prêmios à qualidade, ou melhor ainda, prêmios à excelência incentivam e estimulam países a aumentar sua competitividade.
As mudanças da ISO 14001:2015
A revisão de uma das normas mais populares do mundo para a gestão ambiental, a ISO 14001, mudou-se para o estágio de Final Draft International (FDIS).
A arte de ouvir o cliente é essencial
Conquistar clientes, notadamente, sempre foi uma tarefa desafiadora. Mais do que isso, mantê-los fiéis, requer uma condição muito mais aprimorada, principalmente quanto a questão das estratégias.
Qualidade: rebites não normalizados podem oferecer riscos
Quando do seu lançamento em 1912, o Titanic foi considerado o maior navio de passageiros do mundo, e foi construído a partir das mais avançadas tecnologias disponíveis na época. Mas os rebites usados na sua construção podem não ter sidos de boa qualidade.
A interação entre Análise do Valor e Design Thinking favorecendo a Qualidade
Uma organização para cumprir sua finalidade precisa inovar, e muito, lançando produtos e serviços que façam a diferença, em caso contrario ela não sobrevive.
Duas normas técnicas para a segurança do trabalho
A segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
Indicação de faixa etária em brinquedos específicos
A partir de agora, os jogos sociais para crianças que tenham a inclusão de merchandising ganharam uma nova classificação etária, que agora passa a ter idade mínima de 12 anos para inserção de imagens de produtos e logomarcas de empresas.
Plano de ação não é bicho de sete cabeças
A maior dificuldade dos empresários de micro e pequenas empresas está na organização e no gerenciamento das atividades do dia a dia. São tantas as tarefas e os prazos que fica fácil se perder.
Controle Estatístico de Qualidade
A Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) busca reunir profissionais que, de uma forma ou de outra, tenham contribuído e certamente continuarão a contribuir através de projetos para o desenvolvimento dos mais variados aspectos da qualidade no Brasil.
Dois acadêmicos participaram ativamente da revisão da ISO 9001:2015
A revisão da ISO 9001 atingiu o estágio final do processo de revisão, em que os países membros da ISO têm dois meses para tomar uma posição nacional e votar no mais recente projeto da norma até o dia 09 de setembro de 2015.
Os códigos de conduta para a satisfação dos clientes
Se se pensar que a satisfação consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho percebido de um produto em relação às expectativas do comprador, atualmente, há muitas empresas que ainda não atentaram para a importância dos serviços aos clientes.
Pesquisa: a percepção do brasileiro sobre o consumo consciente
O consumidor brasileiro assume o protagonismo no consumo consciente. Para 97% dos entrevistados, as práticas associadas ao tema – nos âmbitos social, econômico e ambiental – são de inteira responsabilidade desse imenso contingente de clientes de empresas e marcas.
A qualidade das tintas imobiliárias no mercado brasileiro
Segundo o Inmetro, na construção civil, a pintura é uma operação de grande importância, pois as áreas pintadas são, normalmente, muito extensas, implicando num alto custo.
Os 20 anos do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA)
O IQA completou 20 anos de disseminação da qualidade em 2015, com foco nos ganhos de produtividade da indústria automobilística brasileira por meio de serviços de certificação de produtos, serviços automotivos e sistemas de gestão, além de treinamentos, publicações técnicas e ensaios laboratoriais.
Para vender muito é preciso vender maus serviços?
Muito embora os preços de diversos serviços no Brasil estejam já bastante próximos daqueles praticados na Europa, Ásia e EUA, ainda não dispomos da qualidade que está presente nesses locais.
Uma moderna visão sobre a gestão do conhecimento
A gestão do conhecimento está cada vez mais se consolidando como uma disciplina de grande interesse para a pesquisa acadêmica e para a prática empresarial.
Alguns desafios para a qualidade no Brasil
1º Desafio: não aprendemos com os nossos erros; o Brasil não é uma organização que aprende, conforme preconiza Peter Senge (The Learning Organization).
O uso de água de chuva
O telhado ou a laje de cobertura da edificação funcionam como área de captação. “Jamais deve-se fazer a captação a partir de pisos”
Saneamento básico: importante para a qualidade educacional
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou, em julho de 2014, que a população brasileira atingiu 202,7 milhões de habitantes.
Um guia para a utilização das técnicas estatísticas
A estatística é uma ferramenta empregada em vários setores, inclusive o industrial, para medir a variabilidade existente em quaisquer processos. Para tanto, utilizam-se de técnicas estatísticas…
A tragédia de Santa Maria (RS) não pode ser esquecida
A madrugada do dia 27 de janeiro de 2013 em Santa Maria (RS) será muito difícil de esquecer. Um incêndio na Boate Kiss causou a morte de 242 pessoas e sequelas físicas e psicológicas em muita gente.
Livro sobre José Israel Vargas
A historiadora e doutora em sociologia pela Universidade de Paris, Ligia Maria Leite Pereira, escreveu a biografia do cientista José Israel Vargas: “Desafiando Fronteiras, Trajetória de vida do cientista José Israel Vargas”.
Contribuições acadêmicas à qualidade
Diversas conceituações podem ser encontradas para a competitividade mas, em essência, uma empresa é competitiva se tem, conserva ou amplia a fatia de mercado para seus produtos ou serviços, estando apta a enfrentar a atuação dos seus concorrentes.
110 horas de desqualidade
Tudo começou lá pelas 19:00 de 6a. feira. Chego em casa e não consigo conexão com a Internet nem receber e-mails com a minha banda larga do provedor que se anuncia como o maior…
As rotinas estão na base da capability da melhoria?
A competitividade das empresas japonesas durante a década de 80 e início de 90 atraiu a atenção pela sua qualidade e métodos de produção, tais como a gestão da qualidade total, a produção enxuta e o 5 S (Jha et al, 1996).
O intraempreendedorismo e a inovação
No atual mundo dos negócios, o que se observa em larga escala é um mercado cada vez mais exigente em relação ao desempenho das organizações, sejam elas instituições pequenas, médias ou grandes, sejam prestadoras de serviços ou produtoras de bens de qualquer natureza.
Como proteger um dos ativos mais valiosos: a informação
Os criminosos cibernéticos, serviços estrangeiros de inteligência, hackers, competidores internacionais, funcionários da própria organização e prestadores de serviços, são exemplos de pessoas que colocam em risco os ativos de informação críticos e sensíveis de uma organização.
Qualidade e Inovação: dois pilares para a competitividade
O conceito de qualidade pode ser entendido de várias maneiras, tais como excelência, adequação ao uso, conformidade com as especificações, mas pode também, ser associado ao ato de “fazer as coisas certas”, diretamente ligado à idéia de eficácia.
Definida a revisão das normas ISO sobre a satisfação do cliente
A principal razão da revisão foi a necessidade de alinhar as normas com as futuras ISO 9000 e 9001:2015, introduzindo conceitos como risco, e enfatizando o papel da liderança, bem como uniformizando a terminologia usada.
As diretrizes para pesquisa, desenvolvimento e inovação
A capacidade de inovação das empresas é reconhecida como um dos principais fatores que favorecem o crescimento econômico de um país, os níveis de bem estar e a competitividade de sua economia.
A gestão de ativos
Um ativo é um item, algo ou entidade que tem valor real ou potencial para uma organização. O valor irá variar entre diferentes organizações e suas partes interessadas, e pode ser tangível ou intangível, financeiro ou não financeiro.
Brasil deverá ser rebaixado no índice de corrupção
Segundo o Banco Mundial, mais de 1 trilhão de dólares de propinas são pagos anualmente em todo o globo. O problema da corrupção, portanto, não existe apenas no país.
O líder da Qualidade Total
Feigenbaum é mais conhecido pelas várias edições do seu livro clássico Controle da Qualidade Total (Total Quality Control), que foi uma expansão de um artigo que escreveu para a Harvard Business Review em 1956.
A qualidade dos aviões brasileiros
Passando por várias mudanças o sistema fabril, com sua ênfase na inspeção do produto, começou na Grã-Bretanha em meados da década de 1750 e cresceu na Revolução Industrial no início de 1800.
NBR ISO 18091: a gestão da qualidade em prefeituras
Segundo um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) há uma grande diversidade entre os municípios brasileiros, mas, de um modo geral, a saúde também aparece como o principal problema.
Tempo de crise é tempo de gestão
Todo aquele que põe em prática uma iniciativa para aproveitar uma oportunidade ou sair de uma crise é um empreendedor.
Tempo de crise é tempo de gestão
Este artigo expressa a opinião dos Autores e não de suas organizações. Hayrton Rodrigues do Prado Filho Pernambucano do Recife, graduado em Engenharia Eletrônica pelo
Um Ministério da Qualidade
Uma U.S. Secretary of Quality? Este é o título de artigo da revista americana Quality Progress de dezembro de 2014.
A qualidade e competência em laboratórios clínicos
A qualidade deve sempre se referir à satisfação das necessidades e das expectativas de usuários e clientes. O foco em usuários e clientes é importante, especialmente em empresas de prestação de serviços, como os laboratórios clínicos que prestam assistência à saúde da população.
Germanwings: indo mais fundo
A imprensa tem repetidas vezes noticiado o medo que o copiloto Andreas Lubitz do fatídico voo Germanwings tinha em perder a oportunidade de realizar seu grande sonho: ser comandante de grandes jatos da Lufthansa.